Qual a importância da água para os seres vivos?

Saiba qual é a importância da água para os seres vivos, as curiosidades e informações envolvendo este fundamental recurso e os cuidados que precisamos ter para a sua manutenção.

» Página Inicial » Geografia


Antes de qualquer coisa é fundamental evidenciar que a importância da água para os seres vivos é muito mais do que se possa imaginar – a água é simplesmente vital em nossa existência e sem elas seria impossível haver vida em nosso planeta!

A água é de extrema importância para todos os seres vivos que habitam o planeta Terra e por mais que esse recurso seja encontrado de certa forma em abundância – afinal, cerca de 70% da Terra é composto por nada mais, nada menos do que água! – apenas 4% desse total é considerado potável, ou seja, é água doce.

Porém, é importante levar em consideração que a população mundial é composta por mais de 7 bilhões de pessoas e esse número somente tende a crescer com o passar dos próximos anos.

Já a água não aumenta e nesse sentido, vale destacar que o ser humano deve e precisa saber ponderar o seu uso de forma efetiva e inteligente – afinal, quem poupa sempre tem, e isso é absolutamente relevante quando o assunto se trata da economia de água.

Onde de água

Confira abaixo qual de fato é a importância da água doce para todos os seres humanos e quais são suas principais finalidades:

  • A água é vital para o bom funcionamento e também manutenção do nosso corpo.
  • É uma aliada quando se trata de irrigação na área da agricultura – produção de alimentos para todos nos, bem como é usada para beneficiar a pecuária (criação de gados).
  • É a principal fonte de um bom funcionamento de todos os ecossistemas, ou seja, fauna e flora, sendo aquáticos ou terrestres.
  • É vital para a produção industrial, como para bens materiais, alimentos, medicamentos, entre outros.
  • É a água que torna possível boa parte da geração de energia (principalmente no Brasil) por meio de usinas hidrelétricas
  • Por meio de sua evaporação da água doce contida nas fontes hídricas, como lagos, rios, represas e cachoeiras, é possível fomentar a ocorrência da formação de chuvas, bem como manter a umidade adequada do ar que respiramos.
  • Ela é fundamental para a umidade do ar o que permite a boa respiração de todos os seres vivos, especialmente para os seres humanos

Perguntas e respostas (curiosidades)

Confira abaixo algumas perguntas essencialmente curiosas que até mesmo muitos não sabem!

Quais átomos forma a água?

Basicamente a água é formada por dois tipos de átomos, sendo um hidrogênio e outro átomo de oxigênio. É a famosa fórmula química do H2O.

Qual a porcentagem de cobertura da água?

Muitos não sabem, mas a água compõe 70% de todo o planeta – e apenas 4% é de água doce, ou seja, apropriada para consumo, desde que seja tratada.

Nosso corpo é composto por mais água do que qualquer outra coisa?

Nosso corpo é composto por impressionantes 70% de água

A Cor possui cor?

A resposta é sim! Na verdade, quando em pequena quantidade e no seu estado liquido, a água é totalmente incolor. Já quando em grande quantidade, como por exemplo, em locais mais profundos, ela tende a obter uma tonalidade de azul-esverdeado.

Quando ocorre o ponto de ebulição da água?

A água tende a entrar em ponto de ebulição quanto atinge 100º – para tanto esse processo deverá em locais que estejam ao nível marítimo. O ponto de congelamento da água é 0 º (zero graus).

A água do mar pode ser usada para consumo?

Sua principal característica é que ela é salgada e portanto imprópria para o consumo. Contudo, existe um processo chamado de dessalinização, que já é praticado em várias partes do mundo, que permite retirar quase todo o sal da água, tornando-a boa para boa parte do consumo. O processo ainda é caro e usado apenas em situações extremas onde não há água doce disponível para suprir toda a necessidade.

Como podemos economizar água em casa?

Para garantir que esse bem precioso nunca falte, é possível assumir alguns hábitos simples no nosso dia a dia, como tomar banhos mais curtos, evitar deixar a torneira ligada quando não estiver realmente usando, armazenar a água despejada pela máquina de lavar ou pela chuva, não usar a mangueira para lavar carros e quintais, entre outros. A importância da água para os seres vivos é realmente impressionante, e conserva-la garantirá um bem imensurável em nossa existência.



 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade