Países emergentes, subdesenvolvido e industrializados

Perguntas e respostas sobre países emergentes. O que é a BRICS e o que tem em relação a países emergentes? Crise econômica e outros desafios que eles enfrentam.

» Página Inicial

 O que são países emergentes?

Um país emergente é um país que está emergindo, que são países que estão crescendo economicamente, se industrializando como por exemplo Brasil, China, México e índia.

Antigamente não existia essa denominação “emergente”. Depois do fim da guerra fria foram usados termos como, países desenvolvidos e países subdesenvolvidos por muito tempo. Também já se falou muito em países de primeiro mundo, segundo mundo e terceiro mundo. Os países de primeiro mundo eram os países capitalistas, ricos. Os de terceiro mundo eram os capitalistas pobres. Hoje, se fala em países desenvolvidos e países em desenvolvimento, e, dentro deste grupo temos os países emergentes.

Quais são os principais países emergentes?

Os principais países emergentes são: índia e China. A China é hoje, o país que mais cresce no mundo, o seu crescimento está em torno de 10% ao ano, ela é a segunda maior economia mundial. A Índia tem um crescimento médio de 8% ao ano sendo a décima economia mundial.

Porque a China cresce tanto?

Cidade da china

O primeiro motivo é que, a sua mão de obra é muito barata. Outro fator é o mercado consumidor, logo que, melhorando a qualidade de vida, o consumo deles também melhora e aumenta. Eles também sofrem a desvalorização da sua moeda, ou seja, o poder de importação dele é muito grande, isso porque a moeda chinesa vale 7 vezes menos do que o dólar.

A China é hoje a segunda maior economia do mundo e tem previsão para em breve ultrapassar os Estados Unidos. Possui 13% do comércio mundial. Ela é hoje o maior produtor de alimentos do mundo em manufatura. Possui 21% da população do planeta e o país passa por grandes transformações. Sua indústria é bem variada, passa por têxteis, eletrônicos, automobilística, construção civil, siderúrgicas, etc.

Mesmo crescendo tanto os países podem passar por problemas de desigualdade?

Sim. Na Índia principalmente, isso é um problema muito sério. Ela é um país muito desigual. Isso também ocorre em outros países emergentes como o Brasil, Afeganistão, Croácia, Egito, Chile, Equador, Gana, Jamaica, Quênia, Marrocos e muitos outros.

A Índia pode ultrapassar a China em seu crescimento?

Em termos econômicos, ainda não se tem previsão deste crescimento. Já em termos de população, há uma previsão de ultrapassar a China dentre os anos de 2020 á 2030. Isso não significa que os indianos estejam tendo mais filhos, e sim que, a expectativa de vida dos indianos esteja aumentando. Eles são os maiores exportadores de chá, ferro e arroz. Também são conhecidos como “exportadores de mentes pensantes”, isso porque, 21% dos cientistas que atuam nos Estados Unidos são indianos. Alguns de renome que tomam conta de pesquisas para IBM e Microsoft. Um dos motivos de seu crescimento é o fato da cultura deles ser grande admiradora dos estudos e do conhecimento, por exemplo, a primeira Universidade de Medicina foi na Índia, o número zero foi inventado na Índia, etc.

O que é a BRICS?

Brics

BRIC em inglês significa tijolo, mas no contexto político refere-se ao bloco formado por Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul. Esses países são os que tiveram maior perspectiva de crescimento. Esses países aproveitam o termo e usam como um mecanismo informal e não regulamentado, essas economias superam muitas expectativas, mas vem sofrendo com limitações econômicas ao longo do tempo mais aos poucos vem conseguindo superar essa necessidade econômica e se desenvolver a passos mais acelerados que os outros países.

Quantos países fazem parte da lista?

Os países emergentes enfrenam vários desafios sendo as que referem-se ao desenvolvimento humano e social. Eles precisam diminuir ainda mais á concentração de renda que existe nesses países, tem que criar melhores condições de vida nas cidades e melhorar os interesses de compra nos campos.

São 23 países considerados como países emergentes de localidades diferentes são eles:

5 países da África:

6 da Asia:

12 da America latina:

Por Redação e Alisson Laconski


 
Veja também: