Os 5 oceanos e oceano que banha o Brasil

Quais são os 5 oceanos da terra e qual deles banha o Brasil? Quais as características do oceano atlântico, pacífico, ártico, índico e antártico? Veja a nossa FAQ cm as perguntas e respostas.

» Página Inicial » Geografia


Quais são os 5 oceanos da terra?

Os cinco grandes oceanos que banha todos os continentes terrestres são o oceano Atlântico, Pacifico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. Os dois últimos são oceanos gelados, tendo parte deles cobertos de gelos no inverno.

Alguns consideram que existam apenas os três primeiros, sendo os dois últimos apenas uma extensão deles. Contudo é considerado cinco.

Qual oceano banha o Brasil?

O Brasil com seus 7491 quilômetros de extensão é banhado unicamente pelo oceano Atlântico e as águas deste oceano banhe x estados brasileiros, sendo: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Amapá.

O país é bastante privilegiado para porção de água salgada que tem acesso. Poucos países tem acesso a tanto oceano, assim. Os únicos que superam o Brasil são a Rússia, Canadá e Estados Unidos. O Chile que um país relativamente pequeno, mas ele é muito extenso junto ao oceano Pacífico é um exemplo também.

Quais as características do oceano Atlântico?

Oceano Atlântico

Com 106 200 000 km³ o oceano Atlântico é o segundo maior do mundo e ele separa a América da Europa e África. Tem um grande fluxo de navios que corta suas águas transportando carga entre esses continentes.

Ele é dividido em Atlântico Norte que separa a América do Norte e Central da Europa e África e Atlântico Sul que separa a América do Sul da África.

Ele foi o oceano das grandes navegações e das grandes descobertas.

Um ponto importante é que com a criação do Canal do Panamá, o oceano Atlântico foi ligado ao Pacífico, permitindo assim que navios pudessem passar de um lado para o outro do continente americano com mais facilidade.

Quais as características do oceano Pacífico?

São Francisco - Oceano Pacífico

O oceano Pacífico é o maior do mundo e tem 179 700 000 Km³. Ele separa a América da Ásia, Austrália e ao sul a Antártida. Uma das características mais marcantes deste oceano é que ele é um importante regulador da temperatura e distribuição de chuvas no planeta, os fenômenos El-Nino e La-Nina que alteram sensivelmente a temperatura, chuva e outros fatores climatológicos no planeta são consequências do aquecimento ou resfriamento das águas do oceano Pacífico.

Nas Américas este oceano banha uma pequena porção da Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, México, Estados Unidos e Canadá.

Todos os países da Oceania, como a Austrália e Nova Zelândia, bem como muito países da Ásia também são banhados por ele, como o Japão, China, Coreia do Sul, Filipinas, Indonésia, Malásia e outros.

Quais as características do oceano Índico?

Oceano Índico

Já o oceano Índico com seus 74 900 000 Km³ é o terceiro maior e tem como uma de suas características o fato de ser triangular. Ele faz parte do canal de Moçambique, o mar Vermelho, o golfo Pérsico, o mar da Arábia, o golfo de Bengala, o mar das Ilhas Anda mão e a Grande Baía Australiana; ao sul. Conta com recursos preciosos como petróleo e minérios. É responsável por banhar as Ilhas subantárticas, Oceania e continentes da África e Ásia.

Quais as características do oceano Ártico?

Oceano ártico

Com 13 milhões de quilômetros quadrados, o oceano Ártico banha o Canadá, Rússia, Estados Unidos, Noruega, Islândia e Groenlândia. Ele se localiza no extremo norte do planeta e em muitas situações ele é um oceano congelado, já que as temperaturas podem chegar a -50 graus.

Quais as características do oceano Antártico?

Oceano Antártico

Este oceano circunda a Antártida e as vezes ele é considerado apenas como uma extensão dos três grandes oceanos. Ele tem 20.327.000 km² e assim como o Ártico, também pode ter parte dele congelado no inverno.

É muito isolado em função da baixa temperatura e por ter boa parte dele coberto de gelo. O principal acesso é por navios com destino a Antártida que levam cientistas para as diversas bases existentes no continente gelado, bem como por algumas expedições de turismo.



 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade