O que é topografia? Objetivos, técnicas e dados topográficos

Perguntas e respostas sobre topografia. Quais os seus objetivos, como ela pode ser usada em outros campos, quais as técnicas e as formas de dados topográficos.

» Página Inicial

O que é topografia?

Topografia é um campo de geociências e ciências planetárias que compreende o estudo da forma e as características da Terra e outros objetos astronômicos observáveis incluindo planetas, luas e asteroides superfície. É também a descrição de tais formas de superfície e características (especialmente sua representação em mapas). A topografia de uma área também pode significar a forma da superfície.

Ela se preocupa com o quê?

Num sentido estrito envolve a gravação de relevo ou terreno, a qualidade tridimensional da superfície, e a identificação de formas de relevo específicos. No uso moderno, isso envolve a geração de dados de elevação em formato digital (DEM). Considera-se frequentemente para incluir a representação gráfica do relevo em um mapa por uma variedade de técnicas, incluindo linhas de contorno, matizes hipsométricos, entre outros.

Topografia

Quais os objetivos dela?

Um objetivo da topografia é determinar a posição de qualquer característica ou mais geralmente qualquer ponto, em termos de um sistema de coordenadas horizontais, tais como a latitude, longitude e altitude. Identificar (nomeação) características e reconhecimento de padrões.

Por que estudar topografia?

Um estudo topográfico pode ser feito para uma variedade de razões: o planejamento militar e exploração geológica têm sido motivadores primários para iniciar programas de pesquisa, mas a informação detalhada sobre terreno e de superfície características é essencial para o planejamento e construção de qualquer grande engenharia civil, obras públicas, ou projetos de recuperação.

Ela pode ser usada em outros campos?

Ela foi aplicada a diferentes campos da ciência. Na neurociência, a disciplina usa técnicas de neuroimagem, tais como EEG topográfico para mapeamento cerebral. Em oftalmologia, topografia da córnea é utilizada como uma técnica para mapear a curvatura da superfície da córnea. Em engenharia de tecidos, microscopia de força atômica é usado para mapear nanotopografia.

Quais as principais técnicas?

Há uma variedade de abordagens para estudar a topografia. Que método(s) a utilizar dependerá da escala e tamanho da área em estudo, sua acessibilidade e da qualidade dos inquéritos existentes. Veja abaixo algumas técnicas:

Quais as formas de dados topográficos?

Terreno é comumente modelados ou usando vetor (triangulada rede irregular ou TIN) ou em grade (imagem Raster) modelos matemáticos. Na maioria das aplicações em ciências ambientais, a superfície terrestre é representado e modelado usando modelos em grade. Veja abaixo algumas formas:

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Topography


 
Veja também: