O que é temperatura? Escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin

Perguntas e respostas sobre O que é temperatura e as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Qual a maior temperatura registrada no Brasil e o que é frio absoluto?

» Página Inicial

O que é temperatura?

A temperatura é uma medida comparativa objetivo de quente ou frio. Ela é medida por um termómetro, o qual pode trabalhar com o comportamento de um material a granel termométrica, detecção de radiação térmica, ou energia cinética das partículas. Existem diversas escalas e unidades para medir a temperatura, a Celsius ser mais comum (indicado ° C; anteriormente chamado centígrados), Fahrenheit (denotado ° F), e, especialmente na ciência, Kelvin (denotado K).

Qual a maior e menor temperatura registrada no Brasil?

Segundo a consultoria Climatempo, a maior temperatura registrada no Brasil foi de 44,7º C em 21 de novembro de 2015 na cidade de Bom Jesus, no estado do Piaui.

Já a menor temperatura foi registrada no município de Urubici em São Catarina, mais precisamente na serra da mesa que fica em um elevado de aproximadamente 1500 metros acima do nível do mar. De acordo com as informações do programa Brasil Visto de Cima, a temperatura recorde de frio chegou a -17,8 na referida serra.

Observação:

Eu estive na serra da mesa em julho de 2017 em um dia de muito frio. Era por volta do meio dia, estava ensolarado e ainda havia forte camada de gelo por todos os locais. Do dia e precisamente na noite anterior teve uma passagem de uma forte frente frio que causou chuva congelada, um pouquinho de neve e muita, mas muita geada. Veja as imagens abaixo que tirei no local:

Estrada congelada

Veja as demais fotos no final do artigo.

O que é frio absoluto?

A temperatura mais fria teórica é zero absoluto, em que o movimento térmico em matéria seria zero. No entanto, um sistema físico real ou objeto nunca pode alcançar uma temperatura de zero absoluto. Zero absoluto é denotado como 0 K na escala Kelvin, -273,15 ° C na escala de Celsius, e -459,67 ° F na escala de Celsius.

O que é a escala Celsius?

A escala Celsius (° C) é usado para as medições de temperatura comuns na maior parte do mundo. É uma escala empírica. Desenvolveu-se por um progresso histórico, o que levou ao seu ponto de 0 ° C zero, sendo definido pelo ponto de congelação da água, com graus adicionais definidas de modo que 100 ° C foi o ponto de ebulição da água, tanto a pressão atmosférica ao nível do mar. Devido ao intervalo de 100 graus, ela é chamada de escala centígrados. Uma vez que a normalização do kelvin no Sistema Internacional de Unidades, que foi posteriormente redefinida em termos de pontos de fixação equivalentes na escala Kelvin, e assim que um incremento de temperatura de um grau Celsius é o mesmo que um incremento de um Kelvin, embora difiram por um deslocamento de 273,15 aditivo.

O que é a escala Fahrenheit?

Os Estados Unidos comumente utilizam a escala Fahrenheit, no qual a água congela a 32 ° F e ferve a 212 ° F à pressão atmosférica ao nível do mar.

Para efeito de conversão, 0º C é o mesmo que 32º F.

O que é a escala Kelvin?

Muitas medições científicas usar a escala de temperatura Kelvin (símbolo da unidade K), nomeado em homenagem ao físico escocês que primeiro definiu. É uma escala de temperatura termodinâmica ou absoluta. Seu ponto zero, 0K, é definida para coincidir com a mais fria temperatura fisicamente possível (chamado zero absoluto). Seus graus são definidos através termodinâmica. A temperatura de zero absoluto ocorre em 0K = -273,15 ° C (ou -459,67 ° F), e o ponto de congelação da água à pressão atmosférica ao nível do mar ocorre em 273.15K = 0 ° C.

Fontes:

https://www.climatempo.com.br/noticias/264931/qual-a-maior-temperatura-registrada-no-brasil-2/

https://en.wikipedia.org/wiki/Temperature

Minhas fotos do frio de Santa Catarina em 2017

Frio em Santa Catarina

Frio em Santa Catarina

Frio em Santa Catarina


 
Veja também: