O que é filodendro e quantos tipos existem?

Perguntas e respostas sobre filodendro e sua propriedades medicinais. Existem muitos Filodendros e de onde eles são originários? Ele é comestível? O que significa o seu nome? Veja as respostas a essas e outras perguntas relacionadas.

» Página Inicial


O que é um Filodendro?

É uma planta ornamental originária da América do Sul, principalmente da Colômbia, Brasil e Guianas; possui folhas viçosas e grandes, de várias tonalidades e de várias formas.Planta trepadeira arbórea do gênero Philodendron, pertencente à família das Araceaes. Muito empregada como ornamental e composição de arranjos paisagísticos.

O que ele significa?

Na área da Botânica, o filodendro tem o nome científico de "Philodendron". Originária do Grego, quer significar "Árvores Queridas"; "Amigos das Árvores" e ainda "Queridos Amados das Árvores", pois "Philos" quer dizer: "queridos, amados" e "Dendron" quer dizer: "árvores". O que mostra esta planta através do seu comportamento quando crescem agarrados em árvores, típico de muitas espécies do gênero.

Quantos tipos existem?

Filodentro

Como ocorre em muitas partes, principalmente nos países da América do Sul e também na América Central, acredita-se que existam hoje, mais de 300 espécies de Filodendros. Recentemente descobriu-se outra espécie do gênero arbustivo que é o Philodendruon "Emerald Queen". No Brasil há registro de pelo menos 53 espécies de Filodendros registradas nos Herbários e nos Institutos de Botânica. Mas não se trata de números fechados certamente.

Quais são os mais conhecidos?

Entre os mais conhecidos podemos citar o famoso "Costela-de-Adão" (Monstera deliciosa),o "Banana-de-macaco" (Philodendron bipinnatifidum)e o mais conhecido entre todos que é o "Imbé" (Philodendron imbe)que recebe outros nomes populares como Tracoá, Curuba, Folha-de-fonte e Tajaz-de-cobra.

Veja abaixo uma galeria de imagens de diversas espécies, como:

Existem muitos filodendros e de onde eles são?

Existem muitas espécies, seus gêneros são variados assim como a origem de muitos. Eis uma relação de botânicos e de paisagistas, com alguns das centenas já catalogadas: Philodendron andreanum ou P. melanochrysum: original da Colômbia, Philodendron bipennatifidum: nativo do Brasil, Philodendron cordatum: nativo do Brasil, Philodendron devansayeanum: nativo a Peru, Philodendron "Emerald Queen": uma espécie híbrida e de origem ainda desconhecida, Philodendron erubescens: originário da Colômbia, Fragrans Philodendron: nativo do Sul do Brasil, Philodendron gloriosum: nativo da Colômbia, Philodendron laciniatum: nativo a Peru, Philodendron panduriforme ou P. panduraeforme: de origem Brasileira, Philodendron squamiferum: nativo das Guianas, Philodendron wendlandii: nativo da Costa Rica e o Philodendron sagittifolium: nativa do México.

Ele é comestível?

Ele é uma planta naturalmente tóxica pois contém em sua formação natural, cristais de oxalato de cálcio. Entre as espécies provadas cientificamente na forma de comestível está o Philodendron bipinnatifidum, popularmente chamado de Banana-de-macaco. Desta planta, apenas as suas bagas ou bananas são suculentas e comestíveis. Devido a sua toxicidade, o cuidado é essencial.

Ele tem propriedades medicinais?

Possui muitas propriedades medicinais e tem indicação terapêutica para casos de cicatrização de feridas e úlceras. A planta é contraceptiva, vermífuga, antisséptica, inseticida, diurética, vulnerária. Na fitoterapia as partes utilizadas são as folhas, caules, cascas, raízes, raízes aéreas, suco da folha e a infrutescência. Com as raízes desta planta, principalmente o Imbé, pode se fazer cestos, vassouras e outros produtos como corda ou barbante.


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade