O que é atmosfera e qual a sua importância. Camadas e surgimento

Perguntas e respostas sobre o que é atmosfera. Todos os planetas possuem atmosfera? Qual a importância dela, camadas e o surgimento delas, segundo a ciência.

» Página Inicial » Geografia


O que é atmosfera?

A atmosfera nada mais é do que uma camada constituída por vários gases que envolve o planeta Terra. Tal camada é mantida graças à ação da força da gravidade, a qual mantém os gases presos em volta do nosso planeta.

Cerca de 78% da atmosfera é composta pelo gás nitrogênio, 21% pelo gás oxigênio e 1% pelo gás argônio. O restante é composto pelos chamados gases traços, dentre os quais estão o dióxido de carbono, o vapor de água, o metano,o ozônio, etc. Além disso, pode-se encontrar vestígios de muitos outros compostos químicos em sua composição.

Atmosfera terrestre

A atmosfera tem um papel de suma importância para a vida no planeta Terra. Ela absorve a radiação solar ultravioleta que vem do espaço e a retém na superfície terrestre(efeito estufa). Se não fosse por isso, a superfície terrestre não seria aquecida e não existiria vida. Além disso, ela é responsável por reduzir os extremos de temperatura entre o dia e a noite, evitando que tivéssemos dias muito quentes e noites extremamente frias.

Quais são as camadas que formam a atmosfera?

A atmosfera é formada por cinco camadas que recebem nomes específicos de acordo com a altitude em que estão. São elas:

  • Troposfera – é a camada onde vivemos e onde acontecem os fenômenos climáticos, tais como chuva, relâmpagos, etc.
  • Estratosfera – é nessa camada que se encontra a camada de ozônio.
  • Mesosfera – camada com temperaturas extremamente baixas, já que não há grande quantidade de gases para absorver calor.
  • Termosfera – é a camada atmosférica mais extensa e atinge altas temperaturas.
  • Exosfera – é a camada que antecede o espaço sideral e onde estão os satélites.

Quando ela surgiu?

Segundo estimativa feita por vários estudiosos a atmosfera surgiu há aproximadamente 4 bilhões de anos. De acordo com a teoria mais aceita, ela teria se formado quando a Terra, após ter sofrido um grande aquecimento, começou a esfriar. Nesse momento teria sido expelido do seu interior vapor de água e vários outros gases. Grande parte desses gases se dispersou, então, para o espaço sideral e outra parte permaneceu em volta do nosso planeta graças a força da gravidade.

Todos os planetas possuem atmosfera?

A maioria dos planetas do sistema solar sim, com exceção de Mercúrio. Plutão também não possui atmosfera, porém ele não é mais considerado um planeta.



 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade