Mapa do Brasil. Onde encontrar e tipos de mapas

Perguntas e respostas sobre o Mapa do Brasil. Onde encontrar e as versões existentes. Tipos de mapas, como o demográfico, político, climático, histórico, entre outros. Veja as respostas.

» Página Inicial


O mapa do Brasil é a representação em miniatura de toda a extensão territorial do país. Os mapas são importantes instrumentos que nos possibilitam o conhecimento do espaço geográfico observando o todo em uma representação reduzida.

O primeiro mapa do Brasil data de 1556, mais de meio século depois do “descobrimento”. Foi desenhado pelo ilustrador italiano Giovanni Battista Ramusio. O mapa mostra com destaque a região Nordeste e Sudeste e, pictoricamente representados, muitos índios e alguns franceses. Nas águas do mar, vemos desenhadas caravelas e monstros marinhos. Na parte superior do mapa, que indica o interior do território, lê-se “terra non discoperta”.

O que eram as capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias eram enormes lotes de terra nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Um dos mapas mais antigos a representa-las é o intitulado Litoral Brasileiro com as Capitanias Hereditárias, de 1574, do cartógrafo português Luís Teixeira. As capitanias eram delimitadas por linhas retas, isto é, eram representadas nos mapas como faixas que partiam do litoral em direção ao território até então espanhol. A faixa mais larga era a da capitania do Rio Grande, que ficava na região Nordeste. A faixa mais estreita era a do Itamaracá, também na região Nordeste, apesar de não ser a capitania de menor território.

O que foram os Dois Estados?

Em 1573, as capitanias hereditárias foram extintas dando lugar a dois grandes estados: o Maranhão e o estado do Brasil. O estado do Maranhão tinha como capital Salvador, atual capital do estado da Bahia. O estado do Brasil tinha como capital o Rio de Janeiro, atual capital do estado do Rio de Janeiro. Naquela época, a capital da colônia era Lisboa, em Portugal.

Como foi a divisão do Brasil em sete estados?

Em 1709, o Tratado de Tordesilhas já não valia mais. O território brasileiro já havia se expandido muito para o Oeste. Naquele ano, foram oficializados os estados do Grão-Pará, na região Norte, Maranhão, que correspondia mais ou menos ao atual estado do Maranhão, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, com o maior território, e São Pedro, na região Sul.

Como ficou o mapa do Brasil após a Inconfidência Mineira?

Em 1789, novos estados foram criados. O território de São Paulo diminuiu muito, dando lugar aos estados do Mato Grosso, Goyaz e Minas Geraes. A região Sul se expandiu e o antigo estado de São Pedro tornou-se Rio Grande do Sul. Surgiu também, no Sudeste, o estado do Espírito Santo.

Como ele ficou após a Independência?

Em 1823, o território brasileiro contava com uma região ao sul do Rio Grande do Sul, a Cisplatina, atual Uruguai. Numa faixa situada entre São Paulo e Rio Grande do Sul, surgiu o estado de Santa Catarina. O estado de Pernambuco deu lugar a mais quatro pequenos estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. Além disso, em território que pertencia ao Maranhão surgiu o estado do Piauí. A capital brasileira era o Rio de Janeiro.

Que estados surgiram no mapa após a proclamação da República?

Em 1889, o estado do Grão-Pará dividiu-se em estado do Amazonas e estado do Pará. Embaixo do território do estado de Alagoas, surgiu o minúsculo estado de Sergipe. O território baiano se expandiu, diminuindo ainda mais o estado de Pernambuco. Minas Gerais também cresceu, diminuindo o território paulista, que já havia perdido, em 1853, seu território meridional, que passou a ser o Paraná.

Como ele ficou na Era Vargas?

O território brasileiro se expandiu para o Norte e ainda mais para o Oeste. Surgiu o estado de Rio Branco, atual estado de Roraima, Amapá, Acre, território adquirido da Bolívia, Guaporé, atual estado de Rondônia, Ponta-Porã, na região do Pantanal e Iguaçu, que nada mais era do que o Oeste do Paraná. O Distrito Federal ficava ainda no Rio de Janeiro.

Como é o atual mapa do Brasil?

O atual mapa do Brasil conta, como já mencionado, com os estados de Roraima e Rondônia. O território do Mato Grosso foi dividido e agora temos também o estado do Mato Grosso do Sul. O norte de Goiás passou a ser o estado do Tocantins. Ponta-Porã e Iguaçu foram extintos, tendo sido incorporados, respectivamente, aos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. O Distrito Federal, desde 1960, encontra-se no interior do estado de Goiás, abrigando a cidade de Brasília, atual capital brasileira.

Onde encontrar o mapa do Brasil?

Mapa do Brasil

Há várias formas de encontra-lo e ai dependerá da necessidade de cada um. Veja algumas possibilidades:

Quais os tipos de mapas existem?

São vários tipos e sua aplicação depende do interesse e da proposta de quem está desenvolvendo aquela representação. Podemos classificar os mapas da seguinte forma:


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade