Horário mundial e os fusos horários da terra

Perguntas e respostas sobre o Horário mundial e os fusos horários da terra. Qual é a hora oficial no mundo? Como funciona o horário mundial? Veja essas e outras respostas aqui.

» Página Inicial

Hora. Esta é uma referência sem a qual seria muito complicado a própria vida. Embora as vezes nem percebamos, mas estamos sempre nos orientando por vários referenciais e um deles com certeza é o tempo.

Para saber o que temos de fazer, precisamos também saber quando fazer. Para entender o passado precisamos saber quando aconteceu, quando foi feito, etc.

Assim, a medida do tempo se torna tão importante para nossa organização. Mas é preciso lembrar que essa medida do tempo não é a mesma em todas as partes da terra e quanto que neste momento é 14:45 aqui no interior de São Paulo, em outras partes da terra pode se 20:45, 2:45, 10:45 e por ai vai.

Na verdade existem 24 fusos horários oficiais e portanto é preciso lembrar que a marcação da hora tem de ser observada o local onde se marca e comprar com o local onde você está e assim estabelecer a diferença.

Veja algumas perguntas e respostas sobre hora e fuso horário mundial:

Fuso horário

Qual é a hora oficial no mundo?

Ela não existe. O que existe são horas oficiais em cada país, como no caso do Brasil que adota a hora de Brasília como sendo a oficial para fins comerciais e outros eventos oficiais. Mas dado a posição geográfica, cada país tem a sua própria hora oficial.

Como funciona o horário mundial?

Não é difícil de entender. Pegue uma bola de futebol e coloque ela próxima a uma lâmpada. Você perceberá que uma parte da bola recebe a incidência direta da luz, enquanto que outra parte não recebe. O mesmo acontece com a terra (bola) e o sol (lâmpada), pois enquanto o sol brilha forte em uma parte da terra, na parte oposta é noite. Assim a trajetória do sol pelas diferentes partes da terra, obrigou as pessoas a criarem o que conhecemos como fuso horário, ou horas específicas para cada faixa da terra.

Como é feito a divisão do fuso horário?

A terra está dividida em 24 faixas que vão do extremo norte ao extremo sul. Em cada uma dessas faixas é atribuído uma hora a mais ou a menos em relação a anterior. Como a terra leva aproximadamente 24 horas para dar uma volta em torno do sol, significa que a divisão em 24 faixas ou fuso, completaria o horário mundial.

Como os fusos horários são identificados?

Eles são identificados com valores positivos e negativos, sendo 0 o ponto inicial desta contagem. O zero é representado pelo meridiano de Greenwich que divide a terra em hemisfério ocidental e hemisfério oriental. A partir desde ponto para leste as horas são positivas e para oeste as horas são negativas. Por exemplo: A hora oficial de Brasília é GMT -3, isto significa que o nosso fuso horário está a três horas a oeste do meridiano de Greenwich.

Qual a importância do horário mundial?

Com a globalização da economia, das transações comerciais e bancárias, eventos internacionais ou mesmo na relação de trabalho, o horário mundial é se extrema importância.

Como saber as horas em outras cidades do mundo?

Se em São Paulo ou Brasília é 3 horas da tarde, então nas seguintes cidades teremos as seguintes horas:

Para conferir a lista completa e conhecer outros fusos do horário mundial, uma boa opção é acessar este site aqui: https://24timezones.com


 
Veja também: