O que é Globalização? Vantagens, desvantagens e blocos econômicos

Perguntas e respostas sobre o que é Globalização e os principais blocos econômicos. Quais as vantagens e desvantagens dela e qual o impacto causado por ela. Veja as respostas

» Página Inicial

Globalização é um termo relativamente novo que designa um tipo de mercado financeiro em que não existem fronteiras. Possibilitado graças a internet, a globalização representa a união de inúmeros países, impactando diretamente em suas respectivas economias e expandindo a concorrência entre os mercados. É um processo, portanto, econômico com influência direta no social também.

Parte dos estudiosos acredita que os primeiros passos dados rumo a globalização tenham sido ainda na época das grandes navegações. Entretanto, sabe-se que de fato este evento global veio a ganhar força e destaque após a queda do muro de Berlim, com o fim da União Soviética em 1991. É nesta data que inicia-se a proliferação das multinacionais e que surge o mercado virtual.

Globalização

Quais são as principais vantagens?

A queda das barreiras geográficas é, sem dúvida, a principal e mais expressiva vantagem dela, porém, não é a única. A facilidade ao acesso de produtos de outras nacionalidades possibilita atingir melhores preços, a rapidez com que informações, pesquisas e lançamentos chegam a todas as partes do mundo e os investimentos mais facilitados em outros mercados são outras dessas principais vantagens do processo;

Há também a questão comercial que beneficia empresas, agricultores e similares em todas as partes. Se antes a comercialização estava restrita a uma área geográfica do país, com a abertura comercial é possível negociar com empresas, pessoas e organizações de todo o mundo, aumentando assim a demanda e a possibilidade de obter melhores preços.

Existem desvantagens? Quais são?

O sistema capitalista usurpou da globalização para favorecer a grupos específicos gerando, assim, uma maior desigualdade entre povos e nações. Além desta desvantagem, percebe-se que a Globalização favorece, também, a cultura e os costumes de poucos países, fazendo com que os demais apenas sigam suas tendências;

No plano comercial, se há vantagens em poder explorar novos mercados, o inverso também é verdadeiro, já que produtos de outras partes do mundo passam a concorrer localmente. Esta guerra comercial é benéfica para os consumidores finais, mas se torna um grande desafio para quem quer produzir.

Quais são os principais blocos econômicos neste contexto?

A globalização aproximou nações que enxergaram em suas junções oportunidades de crescer e expandir seus mercados. Com o objetivo de fortalecer as relações comerciais surgiram, assim, os blocos econômicos sendo que entre eles destacam-se:

Globalização e o intercâmbio cultural

Uma das bagagens positivas da globalização é a praticidade de trocar informações e enriquecer o conhecimento. Se antigamente era necessário viajar até outro país para ter tal contato, agora isso pode ser feito em poucos cliques.

Produtos e serviços antes inacessíveis à maioria das pessoas, agora disponíveis de diversas formas. A troca cultural é benéfica em muitos sentidos e prejudicial em outras, portanto a globalização sempre será vista sob esses dois pontos de vista, ou seja, os que tiram proveito dela e os que são prejudicados de alguma forma.

Por Redaweb e redação


 
Veja também: