Energia térmica, atômica, termoelétrica e a formula cinética

» Página Inicial


Em nosso mundo, há uma série de formas de se produzir energia, sendo que muitas são inesgotáveis e não apresentam índices de poluição para o meio ambiente. Mas há também as vantagens e desvantagens trazidas por cada um dos meios de geração, sendo que alguns perdem por conta dos investimentos altos e ações diversas que dificultam a sua produção.

Entre muitas dessas estão os tipos chamados de energia térmica, atômica e termoelétrica, que são próximas, mas possuem variações em seu modo de produção.

Para entender melhor como funcionam esses meios de energia, vamos explicar tudo que você precisa saber para ficar a par do assunto. Acompanhe:

O que é energia térmica?

energia térmica

Esse método de geração consiste na utilização de temperaturas elevadas e do calor, ela é formada principalmente por consequência de energia cinética, que de modo geral consiste na movimentação de moléculas e partículas de um determinado corpo. Assim, quanto maior é o movimento dessas partículas, mais elevada será a sua temperatura e, como consequência, a energia térmica será liberada de forma intensa como o movimento.

No caso, o calor representa a transmissão da energia térmica de um corpo a outro, sendo que este processo pode ser feito de algumas formas, como pela radiação, condução ou convecção.

Os estudos dessa área são feitos pela chamada termodinâmica, que explica de forma pratica o funcionamento dessa energia. Quando há dois corpos, eles sempre apresentarão temperaturas diferentes, mesmo quando em contato. Mas, depois de certo tempo, essas temperaturas acabam se igualando.

Isso ocorre porque o corpo com maior calor acaba-o transferindo para aquele com a temperatura mais baixa. Esse processo é chamado, pelas leis da termodinâmica, de energia térmica.

O que é energia atômica

energia nuclear

Ela também é chamada de nuclear, o nome mais conhecido desse tipo de energia. Seu nome é baseado em sua produção, que remete tanto para o nuclear como para o atômico. No caso, a energia é liberada por meio do núcleo dos átomos.

Para se ter uma noção mais ampla, tudo que há em nosso planeta, incluindo os seres humanos, são formados por partes minúsculas chamadas de moléculas, que por sua vez são formadas por átomos, que são ainda menores.

Os átomos são formados, além do núcleo, por elétrons que gravitam em torno de seu núcleo. Esse sistema é capaz de formar partículas que são unidas por conta de uma força de atração. Se houver a integração de uma energia externa, por exemplo, o núcleo é desintegrado do átomo e passa a liberar calor e radiação.

Para gerar a energia atômica, as usinas usam o urânio, um elemento químico que possibilita essa condução por suas características. Esse tipo de energia é perigoso, tanto que por conta de seus efeitos ela tem sido empregada na produção de armamento, como bombas. Na Segunda Guerra Mundial, por exemplo, uma bomba nuclear foi utilizada para devastar as cidades de Hiroshima e Nagazaki, no Japão.

A partir daí a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a criar programas para o uso pacifico desse tipo de energia, assim surgindo a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em 1957.

O que é energia termoelétrica?

energia termoelétrica

A energia termoelétrica é uma forma de produção baseada na queima de combustíveis fosseis, como o gás natural, carvão mineral e o diesel, além de alguns outros. Para sua geração são construídas usinas termoelétricas.

Para esse tipo de produção são usadas reservas de água, que ficam armazenadas nas usinas. Assim é feita a queima dos combustíveis que trazem uma elevada temperatura, usada para aquecer a água armazenada.

É do vapor, formado pelo aquecimento do recurso, que a energia é transformada em eletricidade. Isso porque esse estado da água é transportado para turbinas do gerador, onde este tem como função transformar a água em eletricidade.

Esse meio, assim como as hidrelétricas, é amplamente utilizado no Brasil para a produção de eletricidade.

E a formula da cinética?

Energia elástica

Como iniciamos falando, a produção da energia térmica depende muito da cinética. Ela se baseia na movimentação de corpos, onde esse movimento, normalmente de queda, resulta em um tipo de energia, chamada de energia cinética.

Ela não só faz parte da produção da energia térmica como também é usada para outros tipos, como a potencial gravitacional e elástica.

 


 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade