Energia renovável no Brasil. Limpa, verde e sustentável

Como o Brasil usa a energia sustentável, limpa ou verde? Qual a relação entre energia renovável e energia limpa ou verde? É possível gerar energia em casa e vender?

» Página Inicial

O que é energia renovável?

A energia renovável é uma fonte natural e que não se esgota, portanto o seu uso não requer extração de recursos, processamento, refinamento e outros. A água dos rios ou das correntes marítimas são bons exemplos de recursos renováveis. Normalmente eles são usados para a geração de energia limpa através da instalação de turbinas que serão movimentadas pelas forças da água em movimento.

A energia solar, proveniente do calor do sol e eólica que é gerada pela força dos ventos, são também exemplos de energias renováveis.

Qual a relação entre energia renovável e energia limpa ou verde?

O termo energia limpa quer dizer que a fonte energética não é poluente, como os exemplos acima citados. O termo verde tem o mesmo sentido, já que se não polui e não agride a natureza, ela é ecologicamente correta. Neste sentido, as energias renováveis são em sua maioria também limpas ou verdes, por não serem poluentes e não agredir a natureza.

Como o Brasil usa a energia sustentável?

Energia eólica

O Brasil é um bom exemplo em termos de uso de energia verde ou sustentável. A nossa maior fonte energética é totalmente verde, já que a energia hidrelétrica é antiga por aqui e ela representa a esmagadora maioria das fontes energéticas que o Brasil usa. Um bom exemplo é a usina binacional de Itaipu no rio Paraná na divisa do Brasil com o Paraguai. Por décadas ela foi considerada a maior do mundo, sendo superada recentemente por uma usina na China.

Que outras fontes limpas o Brasil usa?

As usinas hidrelétricas reinaram absolutas por décadas no Brasil, mas as necessidades aumentam e era necessário buscar também outras fontes. Hoje existem vários parques eólicos no Brasil e mais recentemente o uso do sol para a geração de energia passou a ser uma opção que muitas pessoas já adotaram.

A energia eólica é uma grande aposta no Brasil, visto que o país é muito grande e há regiões onde existem ventos constantes, que é um fator determinante para o sucesso desse tipo de geração de energia.

Como o Brasil usa a energia solar?

Painel solar

Em alguns países como os Estados Unidos e Espanha, por exemplo, existem usinas solares, formadas por milhares de painéis solares e concentrados em locais de grande incidência de sol para a geração de energia e distribuição a partir dali.

No Brasil este modelo ainda não é comum, isto porque ele ainda é muito caro. O que tem ocorrido por aqui é que com a aprovação da Resolução Normativa nº 482/2012, a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, autorizou as pessoas a gerarem energia solar em suas próprias residências para uso próprio e o excedente ser vendido para a operadora local de energia elétrica. Este modelo que ainda é pequeno tende a crescer muito e ser talvez uma das principais fontes de uso da energia sustentável, limpa, verde e renovável no Brasil.

A resolução acima é apenas para energia solar?

Não. Ela é para qualquer fonte sustentável ou renovável. Naturalmente que a que melhor se enquadra na geração doméstica de energia é a solar, mas outras fontes também podem ser usadas, como a energia eólica, por exemplo.

Criar um sistema próprio para a geração de energia é uma grande alternativa visando economia própria e ajudando o país na produção energética.

Recentemente fiz consultas para instalação de um sistema residencial de de geração de energia solar fotovoltaica e o custo ainda assusta. Os orçamentos que recebi variaram em torno de R$ 20.000,00 a R$ 25.000,00 para gerar o suficiente para uma casa com três pessoas.

Eu ainda acho muito caro, mas é o futuro e a tendência é que este valor diminua na medida em que a adesão se tornar maior ou houver incentivos governamentais para este fim.


 
Veja também: