Energia potencial elétrica e mecânica, gravitacional e elástica

Perguntas e respostas sobre energia potencial e mecânica, gravitacional, elástica e elétrica. Como são geradas e exemplos de para melhor compreensão. Veja este artigo.

» Página Inicial

Pela física, é possível transformar e transferir energia, e isso é confirmado por várias situações em nosso dia a dia. É só observar a produção nas usinas, como a hidrelétrica que produz energia mecânica e a transforma em elétrica; a química por meio dos combustíveis, que converte essa energia a mecânica; além de muitos outros exemplos.

Tudo em nosso planeta é matéria ou energia, por isso existem tanto meios de realizar essa transferência, alguns são renováveis, outro apresentam índices de poluição, mas no geral todos podem gerar algum tipo de energia. O foco é sempre maior para a produção de eletricidade, para atender as necessidades apresentadas pelo homem.

Um dos tipos de energia é a potencial, utilizada para a mecânica por meio de duas categorias a potencial gravitacional e a potencial elástica, cada uma com sua característica e diferenciação de produção.

Para entender melhor essa energia, que vem da mecânica, separamos algumas informações sobre ambas, para ajudar a compreender de forma mais fácil a energia potencial. Confira:

A cinética

Para entender melhor as energias gravitacional e elástica, é preciso entender também a energia cinética. Pense da seguinte maneira: todo corpo, quando está em queda livre, está sujeito a ter a mesma aceleração da direção vertical e para baixo.

Esse objeto cai por conta da gravidade, no caso a aceleração gravitacional que tem pesos diferentes para cada tipo de corpo. Há uma força que resulta neste movimento, chamada de força peso. Quando essa força é trabalhada, ela é transformada em energia potencial gravitacional.

Assim, quando você atirar uma bola ao chão, por exemplo, a força peso realiza o trabalho, enquanto a gravitacional a transforma em energia cinética, que é a energia de movimento. Portanto, é correto afirmar que a energia potencial gravitacional, só surge por conta da cinética, sendo que uma está interligada a outra

O que é energia potencial?

É uma forma de energia que se associa á um sistema de interações á dois corpos, é relacionada a posição que cada corpo está posicionado. energia potencial é o nome que se dá para uma certa energia enquanto ela está armazenada, podendo agir a qualquer momento.

Energia potencial gravitacional

Esse tipo de energia vem da associação em relação a posição em que determinado corpo se encontra. O estado de separação entre dois objetos, que serão atraídos de forma mutua, também exemplifica essa energia, já que para eles se unirem é necessária uma força gravitacional.

Como explicado à cima, a potencial gravitacional é uma energia ligada a cinética, já que para o objetivo realizar o movimento de queda, feito pela gravidade, é necessário que a cinética, que é o movimento, aconteça. Uma força liga a outra nesta situação.

A energia potencial gravitacional está ligada na forma que dois objetos se movem em um mesmo espaço gravitacional, ocorre devido a atração das forcas gravitacionais. Quando um objeto se aproxima do outro, ocorre uma devida transformação onde se obtêm a energia gravitacional.

Energia potencial elástica

Ela, por sua vez, está associada a deformação de um corpo, correspondente do trabalho da força elástica, ou variável como também aparece em física.

Energia potencial elástica ocorre quando uma energia mecânica é relaciona com os movimentos de uma mola ou elástico, isso pode ser utilizado para dar energia em um corpo, quando uma mola é suprimida ela faz uma força contraria á energia, quando é soltada causa o movimento de impacto capaz de arremessar o objeto.

Energia potencial elétrica

Já a energia potencial elétrica é  muito similar á energia potencial gravitacional, porém em vez de dar uma força gravitacional a energia elétrica faz sua interação por meio de um campo elétrico, onde as partículas e moléculas tem forças diferentes que geram energia.

Como a energia cinética tem ligação ao conceito de movimento, a potencial gravitacional leva em consideração a altura de determinada partícula em relação a um plano de referência. A energia potencial elástica está presente na deformação de um corpo, uma boa forma de exemplificar esse tipo de energia é esticando uma mola, quando ocorre a modificação desse objetivo ao ser esticado, que retorna à posição normal quando é solto. Assim, todo material elástico possui uma energia armazenada que aparece quando ocorre a sua deformação.

Como são geradas as energias nucelar e mecânica?

Essa energia só pode ser gerada por átomos com centros nucleares, para ser gerada é utilizado força fraca do decaimento Beta, juntamente da força forte, que mantem todos os prótons e nêutrons unidos no núcleo atômico.

A energia mecênica pode ser adquirida por meio de alguma força, pode ser considerada como força total da energia sintética. este tipo de energia pode ser feito como armazenamento gravitacional ou elástico.

Imagine um bola de vôlei que foi arremessada para cima á 4 metros de altura pesando 0,6 kg,, sua energia potencial somado em Joule seria igual á 24, a aceleração seria de 10 metros por segundo, quando a bola chegasse na altura máxima onde ela iria precisar parar para cair a sua energia sintética seria K = 1/2(mv²) = 0 sabendo isso basta apenas fazer a conversão para saber quanto o processo gerou de energia mecânica.

Por Redação e Alisson Laconski


 
Veja também: