Dia internacional e curiosidades sobre a água

Água é vida. Esta simples afirmação não poderia ser mais verdadeira. A sociedade gira em torno de água, sendo que as primeiras civilizações tiveram suas origens nas proximidades de rios, justamente por isso é importante lembrar do Dia internacional da água.

» Página Inicial » Geografia


Nosso planeta é repleto de água, onde cerca de 71% da superfície terrestre é coberta por água, a grande questão é, a água doce, própria para o consumo, corresponde a apenas 2,6% do total de água do planeta.

Aliando a escassez de água a crescente poluição desenfreada que enfrentamos, preservar a nossa água limpa é cada vez mais importante, uma vez que, é sabido que cerca de 20% da população mundial não possui acesso a água limpa.

Pensando nisso, em 22 de março de 1992, a ONU instituiu o dia internacional da água, como uma forma de incentivar o debate acerca deste recurso, que se faz tão precioso, sendo indispensável para a vida, quanto escasso.

Dia internacional e curiosidades sobre a água

Torneira de água

Como foi criado o dia Internacional da água?

No mesmo dia, a ONU também instituiu a Declaração Universal dos Direitos da Água, composta por 10 artigos, onde os mesmos versam sobre o futuro do planeta, a necessidade da solidariedade e consenso na sua utilização e a importância da preservação dos recursos hidráulicos.

Sendo assim, afim de ajudarmos na importância da preservação da nossa preciosa água, separamos alguns fatos interessantes para que você fique de olho. Confira:

Curiosidades sobre a água

  • 71% da superfície do planeta Terra é coberta por água no seu estado líquido, sendo que deste valor, 97% está nos oceanos, 2% em geleiras inacessíveis e 1% em rios, lagos e fontes subterrâneas, como os aquíferos;
  • Os números não são precisos, mas acredita-se que apenas 2,6% do total de água no planeta é doce, e deste total, 1,8% se encontram no estado sólido da água, como nas grandes massas de gelo;
  • A água é o componente básico da vida, sendo um dos principais compostos que fazem a biosfera;
  • A terra é, atualmente, o único planeta do sistema solar com água no estado líquido, sendo que, o primeiro aspecto a ser analisado em todo novo planeta é, a disponibilidade de água no seu estado líquido.
  • 60% das reservas de água doce estão concentradas em 10 países, o Brasil figura como um dos principais;
  • Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 783 milhões de pessoas no mundo não possuem acesso a água tratada e 1,6 milhão de pessoas acabam morrendo com problemas de saúde provenientes da falta de água;
  • O Brasil conta com o maior aquífero, reserva subterrânea, do mundo, o Aquífero Guarani, que se estende por 1,2 milhão de km², e contém cerca de 45 mil quilômetros cúbicos de água;
  • Em média, os africanos consomem de 7 a 19 litros de água por dia, enquanto um norte americano gasta 370 litros diários;
  • Um banho de 15 minutos consegue gastar até 135 litros, 9 litros por minuto;
  • Na fabricação de apenas uma calça jeans é utilizada, em média, dez mil litros de água;
  • As garrafas plásticas podem ser prejudiciais à saúde, uma vez que estão suscetíveis a liberar substâncias nocivas, é recomendável o uso de garrafas feitas de aço inoxidável;
  • Atualmente, cerca de 80% de toda a água doce do Brasil se encontra na Bacia Amazônica;
  • As matérias podem ser encontradas em 3 estados, sólido, líquido e gasoso, mas apenas a água é encontrada, naturalmente, em todos os estados, enquanto todas as outras substâncias precisam ser forçadas a trocar de estado.

Após ler essas características, fica evidente que se faz urgente uma mudança no consumo. Este recurso tão indispensável a vida não é renovável. Sendo assim, cabe a nós instituir mudanças para aproveitarmos melhor a água, evitando o desperdício e garantindo água para as gerações futuras, sendo essas uma das razões pelas quais deram origem ao Dia Internacional da água.

A água é um recurso essencial, onde todos os seres da terra necessitam para sobreviver, ela é responsável pela hidratação do nosso corpo. Para que esse fator seja sempre lembrado, no dia 22 de março de 1992 a ONU criou o dia mundial da água para que possa ser discutido esse assunto.

O que diz a Declaração Universal dos Direitos da Água?

A Declaração Universal dos Direitos da Água é constituída por 10 artigos, eles são:
– Água é um patrimônio de todo o planeta;
– Água é a seiva do mundo;
– Os recursos de transformação da água potável demoram anos;
– O equilíbrio de nosso planeta depende da água;
– Água não é doada gratuitamente do planeta para nós;
– A utilização do recurso implica no respeito á lei;
– Água é responsável por várias razoes sociais e sanitárias;
– Deve haver bom senso e solidariedade para o uso desse bem.

Pelo fato da preservação e o uso da água serem essencial para todo mundo, é um dos fatores mais importantes do planeta, e se acabar o planeta acaba junto.



 

Veja também



© 2018   |   Matérias Escolares: Conteúdos para ensino fundamental e médio   |   Política de Privacidade