Chuvinha boa no telhado e chuva para dormir

O que é uma chuvinha boa? Chuva no telhado é boa para dormir? Que tipo de telhado é melhor para produzir um bom efeito na chuva? Veja as nossas respostas nesta FAQ.

» Página Inicial

A chuva é um fenômeno natural de extrema importância para a sobrevivência dos seres vivos. Homens, animais e plantas dependem da chuva para sobreviver.

Ela faz parte do que chamamos do ciclo da água, onde ela é parte do processo, que de forma geral é composto da seguinte forma:

O que é uma chuvinha boa?

Depende muito do local e da necessidade, pois enquanto ela está sendo muito apreciada por uns, pode ser problema para outros. Geralmente a chuva é muito apreciada por agricultores ou pessoas que trabalham no campo, pois ela é um dos elementos essenciais para as lavouras, sejam elas quais forem.

Normalmente uma chuvinha boa é aquela que cai mansamente e continuada, assim, a terra pode absorver melhor a água e não gera inundações que é muito complicado nas cidades e as vezes até mesmo no campo.

Chuva telhado

Chuva no telhado é boa para dormir?

Costumo dizer que uma chuvinha mansa caindo no telhado é o melhor remédio para dormir, pois ela gera uma sensação de bem estar e nos acalma. Afinal, quem não gosta de uma boa chuvinha no telhado na hora de dormir?

Que tipo de telhado é melhor para produzir um bom efeito na chuva?

Geralmente os telhados de telha cerâmica ou barro são ótimos, pois não produzem tanto barulho, mas também não isola totalmente. Os telhados de fibrocimento e aço galvanizado, por exemplo, produzem muito ruído com a queda de água da chuva, o que não é muito indicado para residências.

Que tipo de efeito a chuva causa nas pessoas?

Acho que na maioria das pessoas o efeito é calmante, pelo menos no meu caso sim. Isto pode ser percebido também nos animais. A chuva é algo preciosíssimo e nos ajuda a relaxar, talvez seja pela beleza ou por outra sensação que percebemos inconscientemente, mas que ela faz bem, isto não resta dúvida.

Mas ela traz problemas, certo?

Em muitos casos sim, especialmente as chuvas da primavera que costumam ser fortes, com muitas trovoadas, raios e ventania. Também é comum no verão as chuvas que duram dias e causam alagamentos, enchentes, deslizamento de terra e outros.

Contudo, há um detalhe a observar. Quando eu era criança, eu morava em um sítio no interior de Minas com minha família. Próximo da minha casa corria um pequeno rio e quando essas chuvas fortes chegavam o rio enchi muito e provocava enormes enchentes. Mas as pessoas sabiam disso e por isso ninguém construía casas próximas ao rio, muito menos em encostas. Desta forma a chuva vinha e com ela as enchentes, deslizamentos de terra e outros fatores, mas isto não era um problema. Logo a conclusão que temos é que o problema não é a chuva ou a intensidade dela, mas sim a maneira, muitas vezes irresponsáveis com que nós nos posicionamentos em relação à natureza.


 
Veja também: