Tipos de lógica: Natural e científica, formal e material

O que é e o que significa lógica, bem como seus tipos e classificações como a lógica natural, cientifica, formal, forma material, Math ou matemática e outras. O que é classe lógica? Veja as respostas a essas questões neste artigo.

» Página Inicial

A lógica é uma ciência projetada para estudar os princípios que são capazes de expressar um determinado ponto de expectativa. Lógica se baseia na razão e em princípios de intelectualismo buscando uma forma para argumentação.

A lógica vem do grego e significa um jeito correto de pensar ou raciocinar.

Abaixo veremos algumas propostas de classificação deste campo do conhecimento humano. Embora seja plausível, a lista não é exaustiva e outros pontos de vistas ou propostas podem ser considerados também.

Segundo a nossa proposta, a lógica pode ser dividida em:

Natural

Lógica natural é aquela que todos assimilam com uma experiência sensorial. Esse tipo de lógica nasceu junto com a razão humana e também serve como o ditado que fala " o homem é o único ser que tropeça duas vezes na mesma pedra". Isto quer dizer, que o ser humano insiste em errar mais de uma vez no mesmo erro, porem existe uma lógica correta para que isso não aconteça.

Na prática quer dizer que no cotidiano, as coisas que acontece deveria nos ensinar ou melhor ainda, deveríamos aprender com elas e este aprendizado segue o padrão da lógica natural. Exemplo:

Cientifica

É uma experiência que acontece de forma natural, mas sempre adere ao lado da razão. A lógica cientifica tem de comprovar meios onde não seja preciso tropeçar na mesma pedra duas vezes, evitando de uma maneira comprovada que o que está seguindo tal lógica saiba que aquilo é errado ou certo para não repetir em caso de erro.

Na ciência vale o experimento como forma de comprovação de algo que funciona ou não funciona, é certo ou errado e assim por diante. Não basta ter um pressuposto ou considerar fatos aleatórios. Precisa haver um padrão que possa ser replicado e comprovado.

Formal

É uma contra partida para a lógica material, onde são criadas ofertas geradas pelo estudo e capacidade de raciocinar de forma correta e associar o certo com o certo e o errado com o errado. Lógica forma busca a forma mais passiva em algum ponto para obter o resultado desejado.

Material

É um estudo que aborda á epistemologia é algo que aborda todos os ramos mais modernos. devido á isso cria-se uma lógica onde baseia-se no pensamento com consequências trazidas pela realidade. Uma forma material é uma lógica ativa que dá lugar para a certeza.

Math ou matemática

Números binários

Math é um estudo onde onde seu foco concentra-se no estudo matemático, por outro lado pode ser utilizado como ciências de comunicação, pois permite estudar conceitos matemáticos em conjunto para vários números e demonstrações. Esse tipo é essencial para abordar ciências exatas.

Um exemplo disso é o pensamento lógico que existe na computação. Ele se baseia no princípio de verdadeiro ou falso, válido e não válido, ativo e não ativo e exatamente por essa razão é que a computação adota o sistema numérico binário que é de base 2 (0 para falso e 1 para verdadeiro) e não o sistema decimal de base 10 que usamos no dia a dia.

Divina

Embora muitos possam achar estranho a inclusão desse tópico, creio que devemos considerar também, muito embora ela não seja incluída no campo de estudo, por questões bastantes óbvias.

Contudo, quando leio a Bíblia, encontro nela claramente isto que chamei de lógica divida ou de Deus, pois ela é diferente das que conhecemos. Tomemos como base o texto de Mateus 5 onde Jesus ensina um de seus sermões mais conhecidos: o Sermão do Monte.

Nele Jesus diz que feliz são os que choram, os pobres de espírito, os mansos, os que tem fome e sede de justiça e assim por diante. O apóstolo Paulo falava tanto em alegria de si mesmo e uma espécie de realização pessoal, muito embora sabemos que sua vida, depois da conversão, foi marcada por prisões, perseguições, privações diversas, entre outros infortúnios que a lógica humana não atribuiriam a uma pessoa que se diz feliz.

A lógica de Deus é baseada na recompensa futura, como resultado das ações do presente.

O que é classe lógica?

É responsável por analisar se a lógica forma uma base na participação ou não. Ajuda na adesão de um item para determinar um individuo ou classe em que se encontra. A lógica das classes é o principio que busca para se chegar na devida conclusão, baseando-se que cada conclusão necessita de um modelo diferente para ser alcançado.

Por Redação e Alisson Laconski


 
Veja também: