Matutino e vespertino. Significado, semelhança e outros

Perguntas e respostas sobre matutino e vespertino. Qual é a semelhança entre um e outro, bem como suas aplicações nos períodos nas escolas para determinar as aulas de manhã, tarde e noite? Veja as respostas

» Página Inicial

O que significa matutino?

Matutino é um período que refere-se á manhã, esse período vale desde o amanhecer até o meio dia, a palavra se dirige a um acontecimento que ocorreu nesse horário. Exemplo, joão trabalhou no período matutino, com isso sabemos que ele trabalhou na parte da manhã.

Vespertino o que significa?

Vespertino é o período após o matutino, aquele que começa ao meio dia e termina as 18 horas, o termo refere-se a algo que aconteceu durante o período da tarde, como por exemplo, uma palestra, um seriado de TV, jornal ou algum encontro.

Como é caracterizado o período matutino e vespertino da escola?

Matutino e vespertino

O termo matutino e vespertino é muito utilizado por escolas, os turnos escolares são divididos por matutino, vespertino e noturno, esses períodos não caracterizam a hora mais sim o momento do acontecimento, se alguém falar que vai estudar no período vespertino, ele está dizendo que é a tarde, mais não sabe-se qual o horário.

Geralmente nas escolas as aulas ficam divididas em três períodos, a saber:

Estrela vespertina?

O planeta Vênus, pode ser visualizado em alguns períodos do dia á olho nu isso era muito comum pelas civilizações antigas, devido ao fato de ser confundido com uma estrela, servia para orientações dos lados, o planeta podia ser visto logo ao nascer do sol ou no por do sol.

O que caracteriza uma pessoa matutina.

As pessoas chamadas de matutino é aquela que tem o costume de acordar bastante cedo ficar uma boa parte da manhã com sono e vai dormir perto das 21 horas, acostumando-se a essa rotina diária.

Geralmente as pessoas mais idosas tendem a ter o costume de dormir mais cedo e acordar mais cedo. Isto tem haver com os hábitos dos mais antigos que viveram desta forma em função do tipo de trabalho que exerciam e também porque com a idade a tendência de uma pessoa é dormir menos.

Como é caracterizada uma pessoa vespertina?

As pessoas chamadas de vespertinas, tem seu desempenho melhorado apenas depois das 18 horas e na parte da manhã ou dormem ou vivem sem disposição alguma, geralmente são aquelas pessoas que dormem tarde depois das 01:00 da manhã e não conseguem acordar cedo.

Semelhança entre matutino, vespertino e diurno?

Diurno é o que caracteriza as atividades 24 hora por dia, o termo é utilizado para formulação sobre os acontecimentos do dia, diurno é a união de matutino e vespertino. Exemplo: João trabalhou das 8 da manhã as 8 da noite, então ele realizou os dois períodos e pode ser considerado como diurno.

Por Redação e Alisson Laconski


 
Veja também: