Materiais escolares. Lista e exemplos de material

Perguntas e respostas sobre materiais escolares. O que são, o que é a lista de material escolar que a escola pede, quais os exemplos de materiais mais comuns usados por alunos e professores.

» Página Inicial

Os materiais escolares são essenciais para o desenvolvimento de um aluno em qualquer âmbito escolar. Afinal, nossa educação é muito centralizada em desenvolvimento de tarefas, reprodução de conteúdo, atividades práticas que envolva o uso de diversos materiais para o seu desenvolvimento. Desde a pré-escola até a educação superior, eles acompanharam a vida escolar do aluno e em muitos casos a falta dele pode significar um déficit significativo na aprendizagem daquele aluno.

O que são materiais escolares?

Geralmente é tudo aquilo que os estudantes, professores e profissionais da educação utilizam em sala de aula, na preparação de aulas, na pesquisa e desenvolvimento de atividades por alunos. Existe uma variedade grande de produtos que podem ser inclusos, como papelaria, bolsas, lápis, caneta, entre tantos outros.

O que é a lista de material escolar?

É uma lista que todos os anos as escolas enviam para os pais a fim de que os mesmos providenciem a compra daqueles itens da lista, pois serão os materiais que o aluno irá utilizar no ano letivo. É importante ressaltar que nesta lista geralmente está incluso também a relação dos livros didáticos e materiais complementares.

Geralmente no início do ano letivo é comum as pessoas fazerem filas nas papelarias para orçamento e compra dos materiais escolares constantes na lista.

Material escolar

Quais os exemplos de materiais escolares mais comuns?

A lista de materiais escolares acima é oficial e vale para todas as escolas?

Não. Não é uma lista oficial, mas é uma lista provável com os itens mais comuns na relação dos materiais escolares. Cada escola fornece a sua própria lista de acordo com as necessidades de seus alunos, bem como da exigência da própria escola ou dos professores para as atividades que pretendem ser desenvolvidas durante o ano. Outro detalhe interessante é que a lista de material escolar para um ano pode não ser a mesma para o outro, pois as vezes muda as atividades e consequentemente alguns itens podem sair e outros podem entrar. No início do ano escolar, geralmente as escolas fornecem a lista de acordo com a série que o aluno está estudando.

Existem materiais escolares que são fornecidos pela escola?

Sim, pode haver. Embora possa ser considerado da mesma forma, a uma diferença entre o material escolar que o aluno tem que levar para o uso individual e aquele que a escola fornece para o uso coletivo ou de todos os alunos.

Mas não podemos separar uma coisa da outra, pois a sua utilização tem a mesma finalidade e difere apenas quanto a sua origem ou quanto a responsabilidade de cada um. Esses materiais podem variar de escola para escola, mas há muita coisa que a própria escola fornece.

A escola tem a obrigação de fornecer a lista dos materiais?

Eu não sei se é obrigação, creio que não, mas sim, conveniência. O que acontece é que caso a escola não forneça uma lista oficial, depois os professores poderão ter problemas em sala de aula com alunos que não tem determinado objeto necessário à aquela aula. Para evitar isso, faz-se a alista para garantir que todos os alunos tenham os mesmos materiais e assim consigam acompanhar bem todas as aulas.

Com a tecnologia, o uso de materiais clássicos como lápis, borracha e caderno ainda é necessário?

Sim, ainda é necessário e pelo visto vai continuar sendo por muito tempo. Primeiro que as escolas ainda não utilizam a tecnologia de forma plena como recursos didático e sim como um complemento apenas. Segundo que mesmo que usassem, creio que os materiais convencionais e tradicionais como lápis, borracha, caderno e outros ainda seriam usados, pois é necessário para o desenvolvimento do aluno, independente do acesso a tecnologia.

O uso da tecnologia em sala de aula ainda é algo que precisa ser melhor aproveitado, visto que há inúmeras dificuldades da implantação correta, bem como da maneira de usar esses recursos.

Sou professor e tenho losa digital, mas não uso, pois não acho prático e para explorar todo o potencial dela a preparação da aula seria extremamente onerosa, o que inviabiliza o processo. Então, acabo usando ela como tela de projeção de datashow.

O material escolar é o que mais pesa no custo da educação?

De forma alguma, creio que seja o inverso, ou seja, é um dos que menos pesa. Normalmente em uma escola particular, o curto como o material didático equivale a uma ou duas vezes o valor da mensalidade. Portanto a mensalidade escolar é ainda o custo mais agressivo. Já no caso de escolas públicas ai sim o material pode desempenhar um papel mais importante em termos de percentual do custo da educação.

Já para quem estuda em escolas públicas, ai sim pode ter um peso mais significativo, apesar que dependendo no nível escolar existe ajuda do governo com pelo menos parte do material.


 
Veja também: