Google Tradutor. Tradução de inglês-português e espanhol

Perguntas e respostas sobre o Google Tradutor e o sistema de tradução de português para inglês, espanhol e outras línguas. Veja as dicas de tradução de textos, páginas e sites.

» Página Inicial

O que é o Google Tradutor?

É um serviço gratuito on line do Google lançado em 07 de outubro de 2007 para a tradução de texto em diferentes idiomas, incluindo o português. Com ele você poderá informar o texto, o idioma em que este texto está e para qual idioma deseja que ele seja traduzido, além de outras funcionalidades como tradução de web sites, contextualização e pronúncia de palavras e expressões.

O resultado é imediato e com boa possibilidade de qualidade na tradução, naturalmente que isto depende do original e para qual idioma a tradução é feita. O Google tradutor atualmente pode traduzir textos para mais de 90 idiomas diferentes, em datas ou comemorações especiais o Google tradutor também traduz texto de idiomas fictícios como o idioma Vulgano Gólico falado no planeta Vulcano da séria Jornada nas estrelas, ou a língua élfica usada em o Senhor dos anéis, além de já ter visualizado por mais de 200 milhões de usuários mensais em todo o mundo.

Posso traduzir do português para inglês e espanhol?

Sim. No nosso caso, creio que o inglês e espanhol seja os idiomas cuja qualidade final do texto traduzido seja o melhor possível. No caso do inglês, acompanhamos um pouco a evolução deste tradutor, que aprimorou sua capacidade de tradução de frases e expressões da língua inglesa, espanhola e outras e hoje é possível obter bons resultados.

Google tradutor

Quais outros idiomas estão disponíveis?

Atualmente e de acordo com o site, estão disponíveis para a tradução, os seguintes idiomas:

A tradução é perfeita? Posso confiar nela?

Não é perfeita. Podemos dizer que o Google tradutor e uma excelente ferramenta, mas não perfeita, primeiro é preciso pensar que em termos de tradução, muita coisa precisa ser levada em conta, como por exemplo o contexto da palavra ou frase.

Isto nem sempre é fácil de fazer eletronicamente e por isso nem sempre a tradução apresentada é a melhor possível, gírias, expressões regionais ou sarcasmo, por exemplo podem ser traduzidas ao pé da letra pelo site, causando distorções e falha em seus significados corretos. Portanto ao usar o tradutor a pessoa precisa levar em consideração esses fatores.

Se eu traduzir uma frase do português para inglês e depois fizer o inverso, porque resulta em uma frase diferente?

Isto pode acontecer em função de dificuldades de tradução automática, como já citado acima que as vezes não consegue contextualizar bem a frase e identificar gêneros e outras regras gramaticais. Veja um exemplo:

Perceba o problema da contextualização que não identificou o tempo verbal e o gênero.

Posso utilizar o Google Tradutor para aprender inglês?

Sim, pode. É claro que ele pode não ser o melhor método para aprender inglês, nem o mais indicado, mas com certeza ele poderá ser útil sim como ferramenta de apoio. Veja um exemplo:

Digite a palavra “saudade” em português e traduza para inglês. Veja que ele mostrará as várias formas de traduzir este termo para a língua inglesa, explicando cada uma delas. Essas informações ficam na parte de baixo da tela de tradução.

Como traduzir uma página ou site inteiro usando o tradutor?

Para traduzir uma página de um site basta copiar o endereço da página e colar no local onde você digita o texto e pedir a tradução normalmente. O mesmo acontece com um site, pois se você fizer isco com a página inicial, basta depois clicar nos links do texto traduzido para que ele continue fazendo a tradução a cada página visitada.

Observação: Nesses casos, se você passar o mouse sobre o texto traduzido, ele mostrará a versão original do parágrafo, geralmente.

Algumas funcionalidades e curiosidades sobre o Google tradutor:


 
Veja também: