Ensino médio rápido. EJA Porto Alegre, Salvador, Fortaleza

Tem como fazer o ensino médio de forma mais rápida? Como preparar para as provas de certificação? Onde encontrar EJA em Porto Alegre, Salvador e Porto Alegre. Veja a FAQ.

» Página Inicial

Tem como fazer o ensino médio de forma mais rápida?

Para aquelas pessoas que não concluíram o ensino médio na idade recomendada, a opção é fazê-lo através do EJA, a Educação de Jovens e Adultos ou supletivo. Normalmente ele é feito na metade do tempo em que é feito nas escolas. Mas quando a pessoa tem pressa e quer concluir o ensino médio mais rápido, creio que uma boa opção seja através da prova do ENEM. Isto é possível e passou a valer a partir do ENEM 2010. Neste caso você faz a inscrição e informa durante a inscrição que quer usar o resultado do ENEM como certificação do ensino médio. Se você tirar pelo menos 400 pontos (o que não é difícil) e não zerar a redação, conseguirá o certificado de conclusão.

Como preparar para as provas de certificação?

Você pode procurar uma escola pública ou privada em sua cidade e se informar sobre as escolas que oferecem o EJA. Com ele você poderá estudar e com auxílio de um professor se preparar para a certificação através do ENEM ou das provas de certificação da secretaria estadual de educação.

Onde encontrar EJA em Porto Alegre?

Você poderá acessar o site da Secretaria Estadual de Educação do estado do Rio Grande do Sul através deste link: https://www.educacao.rs.gov.br e consultar as opções de escolas em Porto Alegre que oferecem o supletivo ou o EJA.

Onde encontrar EJA em Salvador?

Você poderá acessar o site da Secretaria Estadual de Educação do estado da Bahia através deste link: https://www.educacao.ba.gov.br e consultar as opções de escolas em Salvador que oferecem o supletivo ou o EJA.

Onde encontrar EJA em Fortaleza?

Você poderá acessar o site da Secretaria Estadual de Educação do estado do Ceará através deste link: https://www.seduc.ce.gov.br e consultar as opções de escolas em Fortaleza que oferecem o supletivo ou o EJA.

Quem faz EJA pode fazer faculdade ou ser vítima de preconceito?

Sim, quem faz EJA pode fazer faculdade sem problemas. Quando digo isso, quer dizer que legalmente é possível e não há nenhuma restrição, já que a formação de Jovens e Adultos confere o título de conclusão do ensino médio como qualquer outro, mudando apenas a modalidade em que a pessoa se formou.

Agora, a segunda pergunta é mais complicada, pois a possibilidade de haver algum tipo de preconceito existe, como com qualquer outra situação. Talvez por falta de entendimento ou porque as pessoas são de alguma forma preconceituosas mesmo.

Muita gente pode considerar que uma pessoa que formou no EJA é aquela que não estudou e agora está fazendo uma espécie de "tapa buracos" apenas em termos de formação. Contudo isto precisa ser visto de outra maneira, já que em muitos casos pessoas mais adultas tendem a levar mais a sério o ensino e aprendizado do que um adolescente em idade escolar.

Mas como disse acima, é possível sim ter algum preconceito, não deveria, mas infelizmente em casos pontuais pode acontecer.

O importante é você estudar, se formar e seguir sua carreira de estudos na faculdade ou outra nível de educação.


 
Veja também: