Ensino médio completo. EJA - supletivo e a distância

Perguntas e respostas sobre ensino médio completo. existe possibilidade de concluir o ensino médio á distância? O que é supletivo? Qual a importância de ter ensino médio completo?

» Página Inicial

A educação no Brasil é divida em vários níveis, sendo que é mais comum se dividir em educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior. Os dois primeiros níveis são obrigatórios para todas as crianças, já a partir do ensino médio, embora altamente recomendável, não é necessariamente obrigatório.

Veja abaixo a importância de estudar, mesmo quando a pessoa já passou da idade considerada adequada para fazer o ensino médio.

Qual a importância de ter ensino médio completo?

Ensino médio

O ensino médio tem características diferentes de cada país, dependendo do país responde a totalidade de ensino preenchido pelos estudantes, entre 10 a 18 anos que optam por não fazerem uma faculdade, desde 1996 o Brasil optou pela opção de ensino médio que antigamente era conhecido como segundo grau. É necessário ter ensino médio pelo fato de ser uma fase de educação básica.

Outro fato de extrema importância é que ele é pré-requisito para entrar na faculdade, isto é, para uma pessoa se matricular em qualquer curso de nível superior é necessário ter concluído esse nível de ensino.

Como era o sistema de ensino médio até 1967 no Brasil?

O sistema de ensino médio para ser completado tinha três fases chamados de curso científico, curso normal e o curso clássico, depois de 1967, adotou-se a ideia de colegial, que ficou conhecido por completar o nível de conhecimento básico da população.

O que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação?

Á Lei de Diretrizes e Bases da Educação obriga o jovem a frequentar o colégio, a lei é responsável por regulamentar o sistema brasileiro de ensino fundamental e médio, com base nos princípios da constituição, que fala de todos os jovens tem direito ao estudo.

Quanto tempo leva para se completar o ensino médio?

O ensino médio dura 3 anos, cumprindo o mínimo de 2400 horas durante todo esse tempo, para ingressar no ensino médio é necessário ter terminado o ensino básico. O ensino médio tem como base as matérias de: Matemática, português, história, geografia, ciências, química, filosofia, educação física, educação artística biologia e inglês básico.

Como funciona o ensino médio fora do Brasil?

em outros países o ensino médio funciona como um nível de ensino pré-secundário, responsável ao 1,2 e 3 ciclo de ensino, geralmente é aplicado á jovens entre 10 é 16 anos de idade.

Existe possibilidade de concluir o ensino médio a distância?

Sim, existem cursos que garantem o certificado do ensino médio para o aluno realizar á distância, para ingressar no curso o jovem ou adulto tem que ter realizado a conclusão do ensino básico, para então começarem o ensino médio á distância.

Contudo, na rede pública o EJA ou supletivo é presencial e não pode ser feito a distância. Com isso, as escolas que oferecem o ensino médio pela modalidade EJA a distância ou online provavelmente está oferecendo o ensino e o aprendizado, já que as provas de certificação precisam ser oficiais, das secretarias estaduais de educação ou do ENEM.

O que é supletivo?

Supletivo é um curso que dá oportunidade a jovens ou adultos para concluir o ensino médio. Supletivo demora menos tempo para concluir e não é necessário comparecer na instituição 5 dias por semana, da para fazer a partir de 1 dia por semana.

Normalmente há escolas preparatórias para os exames que só podem ser aplicados por instituições oficiais, como as secretarias de educação ou através da prova do ENEM.

Essa modalidade de conclusão do ensino médio pelo ENEM funciona da seguinte forma:


 
Veja também: