Educação online ou digital. Educação e tecnologia

O que é educação online ou digital? Qual a importância da tecnologia na educação? O professor precisa ser antenado em tecnologia? O que fazer quando o aluno sabe mais?

» Página Inicial

Quando falamos em educação é comum nos remetermos a escola tradicional que conhecemos e isto não está errado, mas não está completa a ideia envolvida. Educação é mais que isso e pode ser encontrada em todas as áreas, inclusive na tecnologia que esta em alta no momento.

Veja abaixo algumas informações sobre a educação quando aplicada aos recursos tecnológicos ou a tecnologia em si e veja qual a sua importância para os nossos dias.

O que é educação online ou digital?

Educação tecnológica

Pode haver diversas definições e creio que pelo menos três delas são facilmente identificáveis:

A primeira é a educação a distância no sentido formal, onde estão os cursos superior a distância oferecidos nas faculdades e universidades públicas e privadas, bem como outras modalidades de ensino formal.

A segunda diz respeito a todo conteúdo educacional disponível na internet por exemplo, que pode ser consumido por qualquer pessoa em qualquer momento. Estamos falando da maior biblioteca de conhecimento já visto pelo homem. Isto não é desprezível.

A terceira diz respeito aos recursos tecnológicos que são empregados na escola como ferramenta de apoio a professores e educadores. Lousa digital, tablets, computadores, acesso a internet, videoconferência, robótica, e outros recursos da tecnologia atual que podem ser usados como ferramentas na educação.

Qual a importância da tecnologia na educação?

Muita. Recentemente ouvi uma definição bastante interessante sobre isso. Ela dizia que se um médico do século 19 entrasse em um hospital atualmente ele não conseguiria exercer sua função, mas se um professor do século 19 entrasse em uma sala de aula, ele daria aula normalmente.

Isto quer dizer que a medicina evoluiu e acompanhou a evolução tecnológica, mas a escola não. Com isso, o uso de recursos tecnológicos é importante não só como ferramenta, mas sobretudo para acompanhar os próprios alunos, que já chegam em sala de aula com bagagem tecnológica.

O professor precisa ser antenado em tecnologia?

Se um professor deseja falar de maneira adequada à seus alunos e comunicar aquilo que é preciso para o seu aprendizado e desenvolvimento, creio que é importante sim este professor estar bem atualizado e alinhado a tecnologia atual. Não importa se ele é professor de matemática, geografia, história ou língua portuguesa. A tecnologia poderá ajudá-lo em todas as áreas.

Algumas dicas para professores são:

O que fazer quando os alunos sabem mais de tecnologia do que o professor?

Pode se criar uma situação complicada, mas é preciso considerar ainda assim um aspecto positivo. Muitos professores sábios poderão usar a expertise de seus próprios alunos para manterem-se atualizados em aspectos de tecnologia. Sou professor e digo que já aprendi muito com eles e creio que aprenderei muito ainda.

Onde encontrar sites e recursos na internet direcionados a educação?

Escrevi uma FAQ com uma relação bem grande de sites que dispõe de informações e recursos que podem ser úteis para professores e educadores em geral. O link da FAQ é este aqui.


 
Veja também: