Faculdade e Curso Superior de Engenharia Automotiva. Conheça aqui

Conheça o Curso Superior de Engenharia Automotiva, as funções do engenheiro, a lei que regulamenta a profissão e o mercado de trabalho da engenharia automotiva. [20|ENGENHARIA (GRUPO III) - ENGENHARIA AUTOMOTIVA]

» Página Inicial

Que brasileiro é apaixonado por carros, não existe a menor dúvida. Por isso, a busca pelo curso de Engenharia Automotiva vem crescendo ano após ano. O profissional que ingressa nessa área deverá ter um amplo conhecimento na área de análise, validação experimental de sistemas automotivos e projetos voltados para a área, com isso o aluno estudará durante todo o curso comportamentos dinâmicos dos carros como aceleração, conforto e frenagem, além de ferramentas tecnológicas para sistemas virtuais e suas validações. Também é essencial o estudo de ferramentas e conceitos sobre a lei que regulamenta esse setor da indústria.

Veja abaixo um vídeo da Universidade Federal do Paraná sobre o curso de Engenharia Mecânica.

Relação com outros ramos da engenharia

Apesar de serem diferentes os cursos de engenharia mecânica e o de engenharia automotiva são intrinsecamente interligados e, por isso, as funções desse profissional da área automotiva é o de gerenciar, produzir, criar e planejar equipamentos e máquinas específicas para o ramo automobilístico, sejam eles melhorias nos sistemas de frenagem, refrigeração, aquecimento, conforto ou aceleração que um automóvel necessita para chegar ao mercado.

Por isso, ele calcula o número de itens e peças necessárias, assim como os recursos precisos para que o projeto siga em frente. Para que isso seja possível o aluno estuda termodinâmica, transmissão de calor, mecânica de fluídos, resistência de materiais, sistemas mecânicos e suas vibrações e processos de transformações.

Vale lembrar que no Brasil são poucos os cursos oferecidos com ênfase nessa área e por isso o mais comum é que o aluno ingresse primeiro no curso superior de engenharia mecânica para depois de especializar na área automotiva.

Mercado de trabalho da engenharia automotiva

Como o curso é voltado para a graduação de profissionais competentes apenas na área de automóveis o mercado de trabalho para os formados é o de trabalhar em empresas e indústrias que fabriquem carros, caminhões e motos, mas que também fabriquem equipamentos necessários para a construção e manutenção desses bens de consumo. Mas como a venda de automóveis cresce todos os anos no Brasil o mercado de trabalho segue em ritmo acelerado.

Assim como todas as áreas da Engenharia, a Engenharia Automotiva é regulamentada por uma lei de 1966 e obriga que o profissional formado na área, além de curso superior ou de pós-graduação deva ser registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o CREA.

Onde tem este curso?

Veja uma tabela com instituições onde o curso de Engenharia Automotiva pode ser encontrado. Informações do MEC no relatório CPC-2012.


Veja também: