Faculdade e Curso de Tecnologia em Radiologia. Conheça
Conheça o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, o mercado de trabalho e áreas de atuação, bem como as faculdade e universidades que oferecem este curso. [22|TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA]
O mercado profissional ligado à saúde tem sempre uma enorme demanda. Os avanços tecnológicos são constantes e exigem formação e aprimoramento. Do outro lado, todos buscam maior qualidade de vida através das modernas técnicas de diagnóstico e medicina. Uma das opções para os interessados pelas exatas e também por biologia, é o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
O que é o curso?
O objetivo da formação, que em média dura 3 anos e exige a realização de estágio, é prover o mercado com profissionais aptos a atuar nos setores de diagnóstico e terapia, além de industrias e na medicina nuclear. Com o uso da radiologia em um número cada vez maior de áreas, o mercado de atuação do tecnológico aumenta a cada ano.
Veja um vídeo do Senac SP sobre o Curso técnico em Radiologia:
O que se estuda?
Dentre as disciplinas ofertadas, estão Física Aplicada, Anatomia, Bioestatística, Citologia, Química e Bioquímica, Epidemiologia, Dosimetria da Radiação, Educação em Saúde, Patologia Geral e Radiológica, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada, Biossegurança, entre outras.
Mercado de trabalho e áreas de atuação
Dentre as diversas atividades, o Tecnólogo em Radiologia poderá atender e assistir à pacientes submetidos a exames de diagnóstico por imagem, realizar radiologia convencional, odontológica ou veterinária; realizar procedimento de mamografia, ressonância magnética ou densitometria óssea; processar e analisar filmes radiológicos, atuar em radioterapia, gerenciar equipes de radiologia ou diagnostico de imagens- prestar assistência às necessidades dos pacientes submetidos a exames de diagnósticos por imagens; gerenciar programas de resíduos hospitalares, desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas em sua área; assessorar e supervisionar equipes de trabalho em radiologia industrial e ainda, exercer docência em cursos técnicos e tecnológicos.
Sua área de atuação abrange ainda as indústrias farmacêutica e a alimentícia, colaborando com físicos e engenheiros de alimentos na operação de fontes radioativas empregadas na esterilização de medicamentos e alimentos; na segurança e proteção na dos aparelhos radiológicos e ainda na engenharia aeronáutica.
Regulamentação
Segundo o Mec, existem dezenas de Cursos Superiores de Tecnologia em Radiologia reconhecidos no pais, e a regulamentação profissional se deu pelo parecer do CNE/CES n. 436/2001.
O Tecnólogo em Radiologia é um profissional de ponta, com excelente mercado de trabalho e ampla gama de atuação. Ideal para os interessados em alta tecnologia e inovações científicas.
Faculdade e universidades
Veja abaixo algumas opções de faculdades e universidades que oferecem o curso de Radiologia.
- Água no Brasil e no Mundo. Países com mais e menos água
- Colégio Anchieta: Salvador, Recife, Maceió e Nova Friburgo
- Como usar corretamente o cartão de credito
- Curso de Administração: mercado de trabalho e regulamentação da profissão
- Curso Superior em Gestão Ambiental. Faculdade EAD e Presencial.
- Curso Superior em Marketing. Faculdade Presencial e EAD
- Escola Estadual Presidente Dutra. Endereço e telefone
- Escola Morumbi Alphaville, Sul e outras. Endereço e telefone
- Faculdade de Engenharia Têxtil. Onde estudar, profissão e outros
- Faculdade de Serviço Social. O que estuda, onde estudar e a profissão
- Flexão dos substantivos: grau, número e gênero
- Lista dos números por extenso de 0 a 1000
- O que é estrangeirismo em português e como identificar?
- PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
- Revolução Industrial: Causas, fases e consequências
- Supletivo em Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Petrolina. EJA no PE
- Supletivo em Manaus/AM e Rio Branco/AC. Escolas com EJA no Amazonas
- Supletivo em SC e PR
- Tipos de comunicação: Verbal e oral, escrita e assertiva
- Tipos de valores: morais e sociais, éticos e religiosos