Faculdade e Curso de Engenharia Mecânica. Onde estudar e dicas

Conheça o Curso Superior de Engenharia Mecânica, o que se estuda neste curso, a regulamentação da profissão e o mercado de trabalho do engenheiro. [30|ENGENHARIA (GRUPO III) - ENGENHARIA MECÂNICA]

» Página Inicial

Para a maioria dos amantes de carros e processos mecânicos, a escolha da profissão parece fácil e intuitiva: Engenharia Mecânica. O profissional dessa área é responsável pela manutenção e construção de equipamentos e máquinas, além de supervisionar, produzir, desenvolver e projetar veículos, equipamentos, máquinas, sistemas de refrigeração e aquecimento e máquinas e equipamentos referentes à indústria mecânica.

Esse profissional deve também calcular a quantidade necessária de matéria-prima, peças e moldes que utilizará em cada processo, assim como é o responsável pela fabricação, desenvolvimento de moldes e protótipos necessários para que os produtos possam ser testados. Ele é também responsável pelo sistema de armazenagem, normas e procedimentos necessários para a segurança de cada produção, assim como o controle de qualidade, testes de resistência, calibragem e medição.

Veja um vídeo da UNESP que mostra muita informação sobre o curso de Engenharia Mecânica. Aliás, preste atenção das dicas deste professor:

Vale lembrar que, no Brasil, muitas universidades ainda dão no curso as matérias de engenharia automotiva já que o curso não é oferecido de forma separada em muitas instituições de ensino superior do país.

O aluno que ingressa no curso de engenharia mecânica terá em sua grade disciplinas de engenharia, física, termodinâmica, transmissão de calor, mecânica de fluídos, resistência de materiais, vibrações, processos de transformação e sistemas mecânicos. Além disso, é preciso saber desenhar já que os protótipos e projetos de máquinas e equipamentos a habilidade são requeridos.

Mercado de trabalho do formado em Engenharia Mecânica

Como conhece o processo de montagem e também de utilização de cada equipamento, o engenheiro mecânico é muito requerido por indústrias da aeronáutica e também automobilística. Isso porque sua profissão é de extrema importância para todos os processos para a fabricação e construção de automóveis e até mesmo aeronaves já que conhecem cada particularidade das máquinas e equipamentos.

Além disso, o profissional formado nessa área pode trabalhar em usinas, clínicas e laboratórios, além de projetos de biomecânica, reabilitação mecânica e ergonomia voltadas para saúde e qualidade de vida e também reabilitação de pessoas acidentadas em parceria com médicos, pesquisadores e cientistas.

Regulamentação da profissão

Para quem quer trabalhar na área é preciso saber que a profissão é regulamentada por uma lei de 1966 que obriga o profissional a ter além de um diploma e formação acadêmica ou pós-graduação precisa também ter registro no CREA, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Faculdades e Universidades

Na relação abaixo estão algumas faculdades e universidades que oferecem o curso superior de Engenharia Mecânica.


 
Veja também: