Faculdade de Relações Internacionais. Curso, profissão e dicas

Conheça as informações do Curso Superior de Relações Internacionais e o seu campo de trabalho. Saiba onde encontrar o curso, o que se estuda nele e outras informações[26|Relações Internacionais]

» Página Inicial

O processo de globalização faz com que algumas carreiras tendam a crescer e ganhar uma importância maior. Esse é o caso do ramo de Relações Internacionais, a carreira responsável por estabelecer uma ponte entre países, sociedades ou até empresas que sejam de nacionalidades diferentes.

É o profissional responsável por esse tipo de relação que ultrapassa fronteiras, sejam elas no âmbito político, econômico, comercial, social ou militar. Para isso, quem estuda Relações Internacionais tem a missão de compreender o que acontece no cenário global e atuar a partir disso.

Quem trabalha nessa área atua diretamente no fechamento de negócios entre dois países ou empresas de nacionalidades distintas, facilitando algumas transações, como as exportações, importações e acordos. Ressalte-se que essa área de atuação é diferente de Comércio Exterior, que cuida exclusivamente de relacionamentos comerciais.

Veja abaixo um vídeo da PUC SP com orientação e informações sobre o curso de Relações Internacionais.

O que estuda?

Cultura, política, economia e sociologia estão entre as áreas de conhecimento que constituem a grade curricular do curso de Relações Internacionais.

Entre as disciplinas estudadas durante o curso, encontram-se: Comércio Exterior (de importação e exportação), Comunicação, Marketing Político, Geopolítica, Economia Internacional, Direito Internacional Público e Privado, Teoria Política, Comércio Internacional, Marketing Cultural e Política Externa Brasileira.

Mercado de Trabalho

Com uma economia que atua em um contexto cada vez mais global, o mercado de trabalho está aquecido para os profissionais de Relações Internacionais. Espera-se que a pessoa que quer fazer carreira nessa área tenha uma mente aberta e sem preconceito com culturas diferentes. Dominar outros idiomas também é imprescindível, assim como ter uma capacidade de adaptação boa a realidades diferentes.

Entre as opções de trabalho, estão as agências do governo, em que o profissional pode planejar e executar o estabelecimento de relações com outros Estados. Também pode atuar elaborando relatórios, a partir de dados coletados e comprovados, sobre a conjuntura global em alguma área de interesse, como política ou economia. Essa última função se aplica tanto a órgãos públicos quanto a empresas.

Regulamentação

Até esse momento, a profissão de Relações Internacionais ainda não é regulamentada, não há uma lei que determine os deveres e direitos do profissional. Além disso, o diploma não é obrigatório.

Onde fazer o curso de Relações Internacionais?

Confira abaixo as instituições de ensino superior que obtiveram melhor avaliação no CPC-2012 (MEC) para o curso de Relações Internacionais.


Veja também: