Faculdade de Medicina Veterinária. Área de estudo e onde estudar

Conheça o Curso Superior de Medicina Veterinária, veja quais são as áreas de estudo e atuação do médico veterinário. Um vídeo explicativo sobre o curso e as atribuições profissionais.[27|Medicina Veterinária]

» Página Inicial

O médico veterinário é o profissional que se responsabiliza pela vida dos animais. Ele oferece assistência tanto clínica, quanto cirúrgica para animais, desde os silvestres como também para os domésticos. O cuidado com a alimentação, a saúde, o rebanho e a própria reprodução são alguns dos cuidados do profissional dessa área.

Além disso, ele também possui outras funções que podem estar relacionadas diretamente com a saúde do animal, como é o caso, por exemplo, da inspeção de produtos e alimentos que são criados a partir dos animais.

O médico veterinário, quando atua na indústria, é o responsável por verificar se as normas higiênicas estão realmente sendo cumpridas, com o intuito de evitar a proliferação de doenças que passem dos animais para os humanos.

Veja um vídeo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária na FESB, fala sobre o perfil dos profissionais e os diferentes segmentos dentro da área.

A atuação desse profissional também pode estar no ramo da indústria de alimentos, em que ele é o responsável pelo monitoramento da produção que envolve como matéria prima os animais.

Por fim, esse profissional também pode atuar na venda e produção de medicamentos, alimentos, vacinas e demais produtos específicos para o público animal.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho é bem abrangente, e as oportunidades são mais variadas no setor privado, em que os profissionais podem atuar tanto em lojas que são especializadas nos pets, como também no agronegócio, setor que está em crescimento constante em todo o país. Por outro lado, a indústria que atua com matéria prima animal também necessita desses profissionais, assim como a indústria de alimentos, produtos veterinários e medicamentos como um todo.

O profissional pode ainda atuar em clínicas tanto para animais caseiros, quanto os selvagens, ou mesmo aqueles que vivem em comunidades rurais como as fazendas (bois, vacas, cavalos e etc), no desenvolvimento de produtos para uso veterinário, no setor de defesa sanitária, saúde pública, controle de produtos em agroindústrias e, até mesmo, no setor de biotecnologia.

Exigências

A primeira exigência para se tornar um profissional da área é por meio da formação superior em Medicina Veterinária. Isso feito, o registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária também é necessário.

Regulamentação

A profissão é regulamentada pela Leu nº 5.517 do ano de 1968.

Onde encontrar o curso?

O curso superior de Medicina Veterinária pode ser encontrado em inúmeras faculdades e universidades no Brasil. Abaixo aquelas que obtiveram melhor nota no CPC-2012 do MEC.


 
Veja também: