Faculdade de História - Bacharelado e Licenciatura. Melhores cursos

Conheça sobre o curso superior de história nos níveis de licenciatura e bacharelado e saiba quais são os melhores cursos segundo a avaliação do Ministério da Educação. [35|historia]

» Página Inicial

Os historiadores são os profissionais responsáveis pelo estudo tanto teórico (voltado para a licenciatura), quanto prático (bacharel) do passado em seus mais diferenciados aspectos, sendo a maioria deles relacionados com a economia, política, sociedade, cultura, cotidiano e ideais, de uma forma geral.

O profissional formado tanto em licenciatura, quanto em bacharelado se torna responsável pela investigação e interpretação de tais acontecimentos do passado de uma forma crítica, com o intuito de realizar o resgate das memórias do que aconteceu e analisar como elas podem auxiliar positivamente no presente, aumentando a nossa própria compreensão da condição dos humanos.

Veja abaixo um vídeo da Universidade Federal de Juiz de Fora sobra o curso de história.

O historiador é guiado por alguns materiais que são essenciais para a pesquisa, como é o caso de documentos, gravações, objetos, manuscritos, filmes, impressos, fotografias, jornais e outros.

Após a seleção, classificação e estudo de cada um dos dados, que geralmente são levantados por meio de entrevistas, bibliotecas, arquivos e demais estudos arqueológicos, o historiador deve conferir se os dados são verdadeiros e, posteriormente, datá-los. Isso feito, a descoberta em questão passa por uma análise de sua significância e importância, buscando enquadrar a mesma em outros acontecimentos do passado.

Quando o profissional se forma unicamente em licenciatura, sua habilitação só permite que ele dê aulas. Já o formado em ambos pode realizar todas essas atividades.

Mercado de trabalho

De uma forma geral, a formação em licenciatura permite que o profissional dê aulas no ensino fundamental, médio ou em cursinhos pré-vestibulares. É possível atuar tanto em escolas públicas como privadas em todo o país.

Já os bacharéis podem atuar em instituições públicas que atuam na preservação de patrimônios, como é o caso de museus, por exemplo. Além disso, podem trabalhar em ONGs responsáveis por resgate de memória, em pesquisas documentais, consultoria, preservação, organização, reconstrução de história e, até mesmo, consultoria em campanhas de caráter eleitorais. Os historiadores ganham espaço no mercado até mesmo em produções cinematográficas, auxiliando na criação de roteiros para filmes e documentários relacionados com história de modo geral.

Regulamentação da profissão

Infelizmente os profissionais historiadores, tanto os de licenciatura, quanto de bacharelado, não contam com nenhuma regulamentação específica da atividade trabalhista.

Onde estudar?

Abaixo as faculdades e universidades que obtiveram melhor avaliação no curso de história no CPC-2012 do MEC:


Veja também: