Faculdade de Engenharia de Alimentos. Área de atuação, dicas, etc

Conheça mais sobre o Curso Superior de Engenharia de Alimentos. Saiba o que é o curso, o que se estuda nele, as principais áreas de atuação do engenheiro, entre outras informações. [25|ENGENHARIA (GRUPO IV) - ENGENHARIA DE ALIMENTOS]

» Página Inicial

O engenheiro de alimentos é o profissional que, em escala industrial, atua no setor alimentício. O seu trabalho começa já na seleção da matéria prima e dos insumos e geral, passa pelas embalagens e abrange, até mesmo, os setores de armazenamento e distribuição de tais produtos.

Os engenheiros de alimentos são responsáveis pela elaboração de projetos que envolvem os processos de desenvolvimento de diferenciados produtos, sempre atuando na supervisão para garantir e atestar a qualidade de cada um dos alimentos e bebidas em geral.

Veja um vídeo da Universidade Federal de Goiás que mostra muita informação útil sobre o curso de Engenharia de Alimentos:

A principal intenção desse profissional, então, é desenvolver produtos que possam atender as principais necessidades do consumidor atual. Por conta disso, ele se torna o responsável pelos testes de fórmulas, sabores, aromas, consistências e assim por diante, sempre atentando também para um equilíbrio nos valores nutricionais de determinado alimentos.

Principais áreas de atuação

Entre as áreas de atuação de maior destaque para o engenheiro de alimentos que, inclusive, são matérias que fazem parte da grade dos cursos superiores para formação em engenharia de alimentos, podemos citar a criação de produtos, a produção tanto de bebidas, quanto de alimentos em geral, o controle desses processos com o intuito de garantir a qualidade dos mesmos, as vendas (com foco para as técnicas) e, até mesmo, o tratamento final de resíduos estão entre os principais enfoques do curso.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o engenheiro de alimentos é bem abrangente e tem espaço principalmente nas empresas de iniciativa privada. Porém, institutos de pesquisa e de ensino também costumam precisar desses profissionais.

O mercado permite salários altos e jornadas de trabalhos interessantes para os engenheiros que, por sua vez, precisam encarar concorridos processos seletivos até chegar lá.

Exigências

Para trabalhar na área, o profissional deve não só ter ensino superior completo em Engenharia de Alimentos, como deve também garantir o seu registro no Crea – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Regulamentação

Os engenheiros de alimentos são regulamentados pela lei de número 5.194, sancionada no dia 24 de dezembro do ano de 1966, completando 50 anos de existência já no próximo ano. A regulamentação conta ainda com duas resoluções, a 208 de 1972 e 218, de 1973.

Faculdades e Universidades

De acordo com o relatório do CPC-2012 do MEC, o curso superior de Engenharia de Alimentos pode ser encontrado em diversas universidades brasileiras. Na relação seguinte estão algumas delas:


Veja também: