Faculdade de Ciências Contábeis ou contabilidade. Conheça a profissão

Conheça a profissão de contador e saiba onde estudar no Brasil em uma faculdade de ciências contábeis. Saiba ainda as informações do curso superior de contabilidade. [30|ciências contábeis]

» Página Inicial

Quem quiser estudar Ciências Contábeis na faculdade, poderá atuar como perito contábil, contador ou auditor contábil quando se formar. Esse profissional é o responsável pela saúde econômica da empresa e, por isso, é de grande valia dentro e fora do mercado de trabalho, já que é dele a responsabilidade de verificar as contas das empresas e impedirem que elas decretem falência.

Durante o curso, o aluno irá aprender disciplinas como sociologia, português, direito, administração e economia. Já em sua área específica, o aluno estudará técnica gerencial, teoria da contabilidade, contabilidade financeira, planejamento, legislação comercial, direito tributário, planejamento tributário, além das aulas de perícias e auditoria.

Veja um vídeo da Universidade Federal do Paraná sobre o curso de ciências contábeis e aprenda um pouco mais sobre o curso:

Muita conta e amor pelos cálculos na hora de trabalhar

É preciso que se goste muito de cálculo, pois ele será a base de toda uma carreira profissional, já que cabe a esse profissional controlar a área financeira de uma empresa no papel.

Onde atua o contador

Por isso, o profissional atua em instituições e empresas com o intuito de registrar e controlar toda a atividade de caixa, além de cobranças, tributos e, também, pagamentos realizados e recebidos. Por esse motivo, é preciso que esse profissional tenha uma visão ampla, global e dinâmica da área econômica e financeira para que assim ele consiga fazer toda a mensuração e execução das atividades já relatadas. Entre suas principais áreas de atuação, estão o Planejamento Tributário, Controladoria, Contabilidade gerencial, Contabilidade Tributária e contabilidade tributária com ênfase em planejamento, além da já citada auditoria contábil sendo que isso pode ser realizado no meio público ou privado.

É também da área do profissional a interpretação dos eventos econômicos que estão acontecendo na empresa, assim como repassar essas informações para seus dirigentes que irão, então, saber quais decisões serão as mais acertadas para sua empresa. Eles também podem ajudar a traçar os planos de investimentos.

Profissão regulamentada

A profissão é regulamentada pelo Ministério do Trabalho que exige que, para exercer a profissão de Contador, Auditor Fiscal ou áreas correlatas o profissional tenha pedido e conquistado seu registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade depois de formado.

Vale lembrar, também, que esse profissional pode se especializar ou atuar em cargos públicos desde que concursado.

Onde estudar ciências contábeis?

O curso superior de ciências contábeis é bastante popular no Brasil, sendo possível encontra-lo em inúmeras faculdades e universidades pelo país. Na relação abaixo você encontrará os cursos com melhores notas no CPC-2012 do Ministério da Educação.


 
Veja também: