Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. Conheça

Conheça as informações do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, veja um vídeo explicativo, o mercado de trabalho e onde encontrar este curso no Brasil. [28|TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL]

» Página Inicial

Se você gosta de trabalhar com tecnologia e robótica, o Curso Superior de Tecnologia de Automação Industrial é o mais indicado para você. Com ele, você irá aprender a desenvolver e executar projetos de componentes robotizados, máquinas inteligentes, automação industrial e, também, sistemas de integração. O profissional formado nessa área também é responsável pelo gerenciamento de processos industriais, além do acompanhamento do desempenho de todos os equipamentos e, também, da linha de produção que tenha sido automatizada.

O Tecnólogo em Automação Industrial ainda pode instalar e desenvolver softwares, sistemas digitais e tudo que envolva a linguagem de programação de equipamentos e máquinas, além de realizar sua manutenção e fiscalização. Por isso, quem se forma nessa área deve pensar sempre na otimização dos processos industriais e na redução dos custos desses processos.

Veja um vídeo da Faculdade FAFI sobre o Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial:

Os cursos superiores de Tecnologia de Automação Industrial têm em sua grade ciências exatas, como física, mecânica, eletroeletrônica, informática e matemática. Já as aulas de automação são, em sua maioria, práticas e ficam entre controle de processos, comunicação de dados, manufatura integrada por computador e robótica, além de inglês técnico e, também, aulas de comunicação e expressão técnicas.

O mercado de trabalho para o curso de Tecnologia de Automação Industrial

Com o avanço da tecnologia e a busca por uma rapidez cada vez maior nos processos industriais, uma das profissões que mais vem crescendo no país é a de Tecnologia da Automação Industrial. Isso acontece porque os campos que atuam com produção industrial automatizada e, também, robótica são essenciais para um mercado cada vez mais competitivo e em franca ascensão. Os salários altos também são um atrativo para os profissionais que ingressam nesse mercado de trabalho.

A profissão

A profissão é regulamentada pela lei de número 5.194 de 1966 e, também, é preciso registro no CREA o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

Quem se forma em Tecnólogo de Automação Industrial pode trabalhar em diversos setores da indústria, como a indústria de bebidas, alimentação, petroquímica, papel e celulose, entre outras. Além disso, é possível também que os profissionais desenvolvam produtos relacionados à instrumentação, operação e supervisão de processos industriais, eletrônica e de controle.

Onde encontrar o curso?

Veja abaixo as instituições que oferecem o curso de Automação Industrial que tiveram melhores notas na avaliação do MEC:


 
Veja também: