Curso Superior de Fisioterapia. Faculdades e área de atuação

Conheça o Curso Superior de Fisioterapia e veja em quais faculdades ou universidades você pode encontrar este curso. Conheça a área de atuação do fisioterapeuta. [28|Fisioterapia]

» Página Inicial

O fisioterapeuta é o profissional responsável pelo tratamento e pela prevenção de lesões e de doenças. Ele realiza esse trabalho por meio de técnicas como é o caso de ginástica e massagem, por exemplo.

O profissional de fisioterapia é o que realiza o diagnóstico e o tratamento de problemas que sejam oriundos da má formação, dos vícios ou de acidentes posturais. Além disso, é por meio dos seus principais recursos de trabalho, ginástica e massagem, que ele restaura e desenvolve a capacidade tanto funcional quanto física do paciente.

O fisioterapeuta também atua na recuperação de indivíduos que sofreram acidentes ou que são portadores de distúrbios emocionais e neurológicos, respiratórios ou cardíacos.

O profissional atua conforme as necessidades de cada público, atendendo homens e mulheres de todas as faixas etárias assim como crianças, idosos, gestantes e indivíduos debilitados mental ou fisicamente.

Faculdade de Fisioterapia

Veja abaixo um vídeo da Faculdade São Lucas sobre o curso superior de Fisioterapia.

Áreas de atuação em destaque

Na universidade, os estudantes contam com uma grade acadêmica bem completa, envolvendo todos os setores do mercado em que podem atuar.

Entre eles devemos destacar o setor de ortopedia, terapias intensivas, dermatologia, fisioterapia desportiva, neurologia, fisioterapia voltada para o trabalho, cardiologia, home care, grupos especiais e saúde pública de uma forma geral.

Mercado de trabalho

Com mercado amplo e em gradativo crescimento, os profissionais fisioterapeutas podem atuar nos segmentos de ortopedia, respiração e neurologia, que são os mais comuns e tradicionais.

Por outro lado, vários segmentos se desenvolvem conforme as suas particularidades: a fisioterapia desportiva e do trabalho, a voltada para oncologia ou dermato funcional e a própria reabilitação que ocorre no ambiente de casa por meio do home care são ótimas opções para o profissional que quer crescer nesse setor.

Exigências para atuar na área

Entre as exigências para se tornar um fisioterapeuta regulamentado devemos destacar a formação superior no curso de Fisioterapia.

Isso feito, o profissional deve também realizar o seu registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Regulamentação da profissão

A regulamentação da profissional foi instaurada por meio de um decreto-lei de 13 de outubro do ano de 1969. A lei é a de número 938 e garante a regulamentação dessa atividade trabalhista.

Onde encontrar o curso de Fisioterapia

Veja abaixo uma relação de cursos com melhores notas no conceito do MEC no CPC-2012:


 
Veja também: