Educação a distância, vantagens e desvantagens

Veja quais são as vantagens e desvantagens de fazer faculdade e estudar a distância. Conveniência, preço das mensalidades, motivação, quantidade de cursos, entre outros.

» Página Inicial

Embora a educação a distância não seja nenhuma novidade aqui no Brasil, pode ser que muitas pessoas ainda estejam tendo os primeiros contatos com ela agora e tudo que é novo, seja no sentido literal ou no sentido de conhecimento novo, tende a gerar certa desconfiança. Isto é natural e com a educação a distância não poderia ser diferente. Para ajudar aqueles que inda não conseguiram entender bem os pontos fortes e fracos desta modalidade, veremos alguns itens que podem ser vistos como vantagem ou desvantagem em relação à educação presencial.

Vantagens

Conveniência

O grande apelo da EAD, em especial as faculdades a distância é a possibilidade de estudar em qualquer lugar sem precisar estar presencialmente e em horários marcados todos os dias. Algumas pessoas podem ter a confusão de pensar que não é preciso estudar, mas é isso, pois é preciso estudar da mesma forma, porém, você tem a liberdade de poder estudar em casa ou em outro local.

Outra ideia errada que muitos podem ter é que não é necessário sequer ir até a universidade e isto também não é verdade, já quem a maioria dos cursos superiores a distância exigem uma aula presencial por semana, embora exista alguns cursos onde o aluno vai até o polo apenas para fazer as provas.

Preço

Em relação à faculdades particulares, o preço das mensalidades é um grande atrativo, pois ele é bem abaixo dos valores praticados nos cursos presenciais. Claro que esta diferença se justifica pois a infraestrutura despendida para um curso a distância é relativamente menor do que presencialmente.

Alcance

O alcance da educação a distância é algo louvável e sem dúvida tem levado oportunidades a regiões onde a oferta de cursos presenciais é muito baixa ou até inexistente. Pequenas cidades do interior, por exemplo podem ter um polo de uma universidade a distância beneficiando assim toda a população local.

Desvantagem

Motivação

Mas nem tudo são flores e uma coisa que pode ser complicado é a motivação que muitos têm ao procurar o modelo EAD. Para muitos este modelo pode ser visto como algo sem qualidade, mas que emite diploma e isto basta. Isto é ruim, pois acaba rebaixando, não o nível de qualidade dos cursos, mas o nível de alunos que frequentam esta modalidade. Sei que em todos os lugares pode haver casos assim, mas  não seria muito estranho pensar que nas faculdades a distância este número seja maior.

Quantidade de cursos

Outro fator que ainda pesa contra o modelo EAD é a limitada quantidade de cursos oferecidos, especialmente pelas instituições públicas estaduais e federais que são as alternativas de cursos superiores gratuitos. A maioria dos cursos de graduação são os cursos de tecnologia ou de curta duração e há poucas opções de bacharelado e até mesmo de licenciatura. Este número tem aumentado gradativamente, mas ainda carece de outras opções de curso e uma maior oferta por parte das instituições públicas.

Indisponibilidade de polos

Aliado aos itens acima descrito, não são todas as localidades que contam com polo de apoio presencial e este polo é fundamental pois sem ele em uma determinada localidade fica inviável a operacionalização do curso, já que é necessário ter pelo menos uma aula por semana e esta aula acontece no polo de apoio presencial. Universidades como a Unip e Unopar, por exemplo tem uma extensa rede de polos, mas outras não, então o resultado disso é uma limitação na oferta por falta da infraestrutura presencial para atendimento dos alunos.

As vantagens e desvantagens do modelo EAD não está limitado aos itens acima, muito menos se aplica a todos os casos. Mas acredito que os itens propostos devem ser considerados.


Veja também: