O que são os movimentos sociais

O que é e quais são os principais movimentos sociais no Brasil e no Mundo. Conceito e objetivos aplicados às lutas pelos direitos sociais.

» Página Inicial

Um movimento social é um tipo de ação de grupo. Não existe uma definição consensual de um movimento social.Eles são grupos grandes, às vezes informais, de indivíduos ou organizações que se concentram em questões políticas ou sociais específicas . Em outras palavras, eles realizam, resistem ou desfazem uma mudança social.Eles fornecem um caminho de mudança social do fundo das nações.                                                                                                                Em muitos anos em vários países grupos de pessoas se reúnem em busca de um objetivo, e as ações realizadas por esses grupos é que são conceituados como movimentos sociais, desde os anos de 1970 com o esgotamento da noção de classe social e da insuficiência do marxismo tradicional em descrever o universo das lutas sociais por justiça, que começou a engrenar as ações dos movimentos sociais.Os movimentos sociais podem ser definidos como "estruturas organizacionais e estratégias que podem capacitar as populações oprimidas para montar desafios efetivos e resistir às elites mais poderosas e vantajosas".

A partir daí vários conceitos foram dados aos chamados movimentos sociais, em que alguns conhecidos por movimentos sociais tradicionais eram considerados a expressão coletiva de minorias em sociedades estratificadas e industrializadas, e seu objetivo seria transcender as classes sociais buscando conquistas no plano econômico-estrutural; já outros conceituavam como novos movimentos sociais, que se organizaram principalmente após a Segunda Guerra Mundial e que estariam associados a demandas por reconhecimento ou contra opressões simbólicas. Os novos movimentos sociais traziam em seus discursos a valorização de princípios como livre organização, autogestão, democracia de base, direito à diversidade e respeito à individualidade, respeito à identidade local e regional, e noção de liberdade individual associada à de liberdade coletiva.

Conceito e objetivos aplicados às lutas pelos direitos sociais pela liberdade de expressão, entre outros

Para Maria da Glória Gohn conceitua-se que "(...) movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Suas ações estruturam-se a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em situações de: conflitos, litígios e disputas. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva ao movimento, a partir de interesses em comum. Esta identidade decorre da força do princípio de solidariedade e é construída a partir da base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo."

Se bem analisado tais conceitos podem considerar todos pertinentes, os movimentos sociais se resumem em um pouco de cada conceito caracterizado e mencionado acima, no entanto, uma questão que deve ser levada em consideração é quanto aos objetivos reais dos movimentos sociais, pois eles não se resumem em ações contra a sociedade ou em busca dos seus direitos como cidadão esses movimentos sociais oportunizam transformações mais abrangentes, que transcendem os limites locais, pois através da comunicação entre grupos organizados disseminam-se os temas e as estratégias de luta que envolve a superação de problemas pertinentes às questões da cidadania, um exemplo que deixa claro são as variedades de movimentos ecológicos que vem sendo criados, onde as lutas são contra a conduta predatória das indústrias e contra o estilo comunista de vida.

Outras categorias foram usadas para distinguir entre tipos de movimentos sociais.

Eleições, manifestações, protestos, entre outros. Ações dos movimentos sociais

Os movimentos sociais podem ser considerados como ações e manifestações de protestos, podendo serem constituídos por grupos, independente de classes ou profissões que eles pertencerem, tendo como objetivo principal a mudanças e a asseguração da ordem que deve ser estabelecida dentro da sociedade, nos diferentes âmbitos que ela possui.

Como os movimentos sociais são as consequências de novos elementos da sociedade civil, que não são incorporados à ordem social,eles são sempre não convencionais.A sociedade civil está normalmente em estado de mudança, mas as estruturas sociais tendem à estabilidade.É por isso que os movimentos sociais quase sempre existem.Se a discrepância entre a sociedade civil e a ordem social é grande, então os movimentos sociais são fortes e numerosos.Se a discrepância é pequena, os movimentos sociais são fracos e mais convencionais.

Tipos de movimentos sociais

Os movimentos sociais ocorrem quando grandes grupos de indivíduos ou organizações trabalham a favor ou contra mudanças em questões sociais e / ou políticas.

O que você acha sobre os movimentos sociais? Diga-nos sua opinião.

Fontes úteis:

https://pt.scribd.com/doc/55834819/2/O-que-sao-Movimentos-Sociais

https://codigodeideias.blogspot.com/2005/10/grupo-3-o-que-movimento-social.html

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: