Documentos pessoais RG, Titulo de eleitor, CPF e Certidão de nascimento

Veja a relação de documentos pessoais como o RG (registro geral), CPF (Cadastro de pessoas físicas), título de eleitor e certidão de nascimento. Veja ainda como baixar os aplicativos digitais de alguns desses documentos para usar a versão online.

» Página Inicial

Todo cidadão deve possuir os documentos pessoais que são de cadastramento obrigatório para que se possa ser tido como cidadão na sociedade em que vive, pois é por meio de seus documentos pessoais que é possível identificarem qual tipo de pessoa você se caracteriza além de várias outras informações dadas por você e por outros órgãos. Muitos são os documentos pessoas que deve possuir obrigatoriamente, sendo que nem todos são de porte obrigatório apenas de cadastramento obrigatório, por exemplo, RG, Título de eleitor, CPF e Certidão de nascimento, saibamos então em que se constituem cada um deles.

RG – Registro Geral - Cédula de Identidade

RG Registro Geral ou Cédula de identidade

Também conhecido por identidade, o RG é o documento pessoal que consiste no registro de identificação civil no Brasil, ou  seja, consta no RG as informações necessárias para identificar o cidadão portador de tal documento, como foto, nome completo, data de nascimento e emissão do documento, também consta a filiação, sendo nome do pai e da mãe do proprietário do RG e ainda uma impressão digital, todas essas informações serve como solução para encontrar ou denominar uma determinada pessoa em qualquer lugar do Brasil.

Para a retirada do RG - Documento de Identidade basta procurar por órgãos representantes dos governos estaduais mais próximo a você estando munido de cópia autenticada da certidão de nascimento, no caso de estado civil for solteiro, e estar munido de cópia autenticada da certidão de casamento, no caso de estado civil for casado, juntamente de três fotos em tamanho 3 por 4.

No estado de São Paulo este documento poderá ser feito no PoupaTempo.

RG Digital

Para aqueles que tem o seu RG emitido no estado de São Paulo, existe agora a opção de baixar o RG digital, a exemplo do que já é feito com outros documentos como a carteira de habilitação, e o título de eleitor, por exemplo.

RG digital tem a mesma validade do documento físico, com a vantagem de que como hoje boa parte das pessoas usam o celular de forma contínua, você terá o documento em qualquer lugar que precisar.

Para baixar o RG Digital, basta procurá-lo na sua loja de aplicativos: Google Play para usuários do sistema Android e App Store para usuários de iPhone/iPad.

Após instalar o aplicativo é necessário adicionar o seu RG e para isso ele pede para você fazer a leitura do QR Code localizado no verso do seu documento físico de RG. Se o seu documento é uma versão mais antiga que não tem o QRCode, então é necessário primeiro solicitar uma segunda via atualizada. Neste caso é necessário dirigir-se ao Poupatempo.

Título de eleitor

Eleições, manifestações, protestos, entre outros. Ações dos movimentos sociais

Em termos gerais o título de eleitor é o documento que lhe permitir participar das eleições políticas, seja votar, ação que todo cidadão maior de 16 anos possui, esse título te confere uma inscrição junto a Justiça Eleitoral do Brasil que lhe acompanhará pelos anos seguintes ao da aquisição do título de eleitor. É encontrado no título de eleitor o nome completo do proprietário do documento. Data de nascimento, a Unidade da Federação, o município, a zona e a seção onde o portador de tal documento deverá realizar sua votação, além disto, constará também o número da inscrição eleitoral, a data de emissão, a assinatura do Juiz eleitoral, e a assinatura do próprio eleitor.

A aquisição do título de eleitor, basta ir até um cartório eleitoral mais próximo de sua localidade, caso ão haja nenhum em sua cidade, devendo esta munido dos seguintes documentos:

Pode-se tirar o título a partir do ano em que o cidadão completar 16 anos e com essa idade basta levar comprovante de residência e RG, originais e cópias.

Título de eleitor digital

A exemplo do que já acontece com outros documentos, você pode baixar o título de eleitor no seu celular e usar a versão digital dele. Para isso basta você baixar o aplicativo e-Título que é a da justiça eleitoral. Depois de instalado, ao entrar no aplicativo ele solicitará que você informe os seguintes dados:

Atenção: Você precisará ativar as notificações do aplicativo e-Título para poder entrar no seu título de eleitor.

Feito isso, ele solicitará que você crie uma senha de 6 dígitos que será a sua chave de acesso.

Feito isso, você terá o seu título de eleitor no aplicativo e no dia da eleição, basta entrar o aplicativo e mostrar para o mesário.

CPF – Cadastro de Pessoas Físicas

O CPF é o Cadastro de Pessoas Físicas junto a Receita Federal no Brasil, ao realizar a solicitação do CPF o cidadão recebe um número de registro particular e intransferível e que serve para a identificação da pessoa na Receita para fins de impostos e tributos federais. Ele é muito usado para fins de cadastro em outras instituições, aquisição de financiamentos, compras a prazo e muitos outros locais. O porte deste documento não é obrigatório, mas somente seu cadastro.

Certidão de Nascimento

Onde é feito e para que serve a certidão de nascimento

Neste caso o documento consiste em um dos prmeiros adquiridos pelos cidadão, pois deve se realizado logo após o nascimento de determinada pessoa que normalmente se é relaizado em um cartório de Registro Cívil, na certidão de nascimento consta várias informaçOès sobre o recem-nascido tais como, lacal de nascimento, data, nome completo, nome do pai e da mãe completo, nome dos avós e avôs paterno e materno completo, dentre outras informações que são consideradas pertinentes.

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9dula_de_identidade

https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%ADtulo_eleitoral

https://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/cidadania-documentospessoais.php


Veja também: