Tipos de solos: arenoso, argiloso, árido, orgânico, entre outros

Conheça os vários os tipos de solos que pode ser arenoso, argiloso, árido, orgânico, entre outros e sua importância para o desenvolvimento da vida.

» Página Inicial

O solo têm uma grande importância para todos e em todos os sentidos pois é nele que se planta,  colhe, constrói e ainda retira organismos, partículas e substancias para a realização de pesquisas cientificas. O solo não se resume em apenas um tipo, mas sim são vários os tipos de solos que pode ser arenoso, argiloso, árido, entre outros. Conheçamos quais são os tipos de solos existentes:

Arenoso

O solo arenoso se constitui de algumas substancias de areia em que se unem e muitas vezes se formam em cristais de quartzo ou também denominados de minerais primários, essa formação tem sua estrutura considerada de ótima infiltração o que dificulta a sobrevivência de plantas e/ou organismos.

O solo arenoso é frequentemente chamado de “solos leves” porque eles são relativamente “leves” ou fáceis de trabalhar quando se trata de arar, plantar e cultivar.Mas eles certamente não são "leves" ou fáceis de gerenciar! Estes solos tendem a secar rapidamente. No entanto, alguns solos arenosos encontram-se numa camada rochosa e podem ficar alagados depois de muita chuva. Neste caso, você precisará de trincheiras de drenagem.Outros solos arenosos têm uma base de argila ou argila, que só é descoberta quando cavar buracos para determinar o perfil do solo.

Como sei se meu solo é arenoso?

Se você pode ver os grãos individuais, e o solo se sente corajoso entre os dedos, o solo é arenoso. Quando enrolada na mão para fazer uma forma de salsicha, ela se desintegra e se rompe e não mantém sua forma. A água escoa rapidamente, embora os solos arenosos possam desenvolver uma panela dura que impeça a drenagem.

Que benefícios têm os solos arenosos?

Os solos arenosos geralmente drenam bem e retêm pouca água. Eles estão secos e quentes na primavera, então a semeadura e a plantação podem ocorrer e produzem maravilhosas colheitas precoces de vegetais.

Tipos de solos: arenoso, argiloso, árido, orgânico, entre outros

Argiloso

O solo argiloso se compõe como o próprio nome informa de pequenas quantidades de argila em que se unem e conseguem abrigar grande quantidade de água, é formado de alumínio e ferro, e também não são de fácil habitação para as plantas.

Os solos argilosos são menos propensos a se tornarem muito ácidos, pois contêm quantidades apreciáveis ​​de cálcio. Mas essas vantagens potenciais são frequentemente superadas pelas propriedades físicas trazidas pelo pequeno tamanho das partículas.

Os solos argilosos também são mais lentos para aquecer na primavera (os solos de calcário certamente não sofrem com isso) e, assim, a germinação das sementes pode ser retardada. Por outro lado, eles retêm calor melhor do que muitos solos depois de aquecerem.

Árido

O solo árido é assim classificado devido ser encontrados em áreas onde a ocorrência de chuva é baixa comparada a temperatura, ou seja, o solo árido não possui em suas composição nenhuma quantidade de água e quase sempre não se forma por completo.

Características tipícas

Orgânico

Em solo orgânico é normalmente encontrado materiais orgânicos em processo de decomposição, esse tipo de solo tem grande facilidade com o plantio considerando a existência de húmus que é um dos principais resíduos da decomposição que contribui na produção de nitrogênio.

Solos orgânicos contêm matéria orgânica que é rica em muitos nutrientes e minerais. O solo orgânico consiste em material vegetal em decomposição, microorganismos, vermes e muitas outras coisas.

O que é estrume?

O esterco é excremento de animais, especialmente o de animais de fazenda domésticos comuns. É usado para aumentar os níveis de nutrientes no solo. O estrume é orgânico e contém nutrientes facilmente acessíveis pelas plantas,é usado para fertilizar e aumentar o solo deficiente em nutrientes.

Solos siltosos

Os solos siltosos são assim classificados por em sua composição ser encontrado partículas em silte que possui grande facilidade de erosão.

Portanto, se o solo siltoso é naturalmente fértil, por que você precisaria melhorá-lo?

Isso porque a força do solo siltoso também é sua maior fraqueza: sua qualidade compactável pode fazer com que o solo fique muito encharcado. E sabemos o que acontece com o solo que retém a água até o ponto de saturação: o ar não pode circular, afogando as raízes e impedindo-as de absorver nutrientes muito necessários.

Como você altera solo siltoso?                                                                      Duas maneiras principais:

1. Adicione matéria orgânica.

2. Evite a compactação.

Latossolo

O tipo latossolo é assim denominada por conter catins e argila em sua composição, são muito encontrados em terrenos sem grandes alterações na sua formação, ou seja, com poucas ondulações. Podendo ainda possuir cor vermelha, laranja e também amarela devido ao fato de que contem ferro e alumínio.

O latossolo é completamente dependente da floresta tropical para manter a fertilidade, pois todos os nutrientes se dispersam rapidamente quando a floresta é derrubada e a camada de húmus não é mais substituída.

Solo lixiviado

O solo lixiviado é o tipo que contém em sua composição pouca ou nenhuma quantidade de nutrientes e sais minerais, isso acontece por serem localizados em áreas com grande ocorrência de chuvas que levam os nutrientes e deixa o solo totalmente desfavorecido de potássio e nitrogênio.A lixiviação é uma preocupação ambiental natural quando contribui para a contaminação das águas subterrâneas.

Solos negros das Planícies e das Pradarias

A classificação  dos solos negros das planícies e das padarias recebem essa denominação por conter em sua composição grandes quantidades de matéria orgânica.s solos das Planícies podem ser muito produtivos na maioria das áreas se houver água para irrigá-los e se forem adotadas medidas de controle de erosão aceitas. A escassez de elementos como fósforo, zinco e enxofre é crítica para as áreas cultivadas em algumas áreas, devido à baixa acidez dos solos. Se eles são cuidadosamente gerenciados e tratados como parte de um ecossistema frágil, os solos das Grandes Planícies podem continuar a suprir uma grande parte do suprimento de alimento da Terra por gerações.

Solos de montanhas

Os solos de montanhas são normalmente considerados um solo jovem, isso por estarem em formação ou terem acabado de se formarem.distribuição dos solos de montanha está sujeita principalmente a um zonamento vertical (elevação) os solos mudam com a subida para as montanhas dependendo das mudanças nas condições climáticas.

Conheça os vários os tipos de solos que pode ser arenoso, argiloso, árido, orgânico, entre outros

Como viram são muitos os tipos de solos e cada um possui suas características e formações o que distingue uns dos outros.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Solo

https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/lixiviacao

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: