Tipos de energias: hidrelétrica, eólica, nuclear, solar, térmica, etc.
Conheça os diversos tipos de energia, como a energia proveniente da força da água, dos ventos, da radiação solar e queima de materiais, como carvão. Veja como o Brasil usa essas fontes energéticas, bem como a possibilidade de gerar energia elétrica em casa.
A energia movimenta o mundo e dela as empresas dependem para a produção, comercialização e distribuição de seus produtos, seja no Brasil, nos Estados Unidos, na China ou qualquer outra parte da terra. Também as pessoas dependem da energia em suas residências, no trabalho e outros meios de convívio social. Por fim os países dependem da energia para movimentar suas economias e criar produtos competitivos no mundo globalizado. Mas quais os tipos de energia e como podemos classificá-las? Veja abaixo os principais tipos.
Energia Hidrelétrica
A energia hidrelétrica é aquela que é gerada em uma usina hidrelétrica e tem como fonte de produção a força da água em movimento. Para a sua obtenção são necessários os passos abaixo:
- Primeiro é necessário a construção de enormes barragens que são criadas sob o leito de um rio com a finalidade de represar a água;
- Á água que corria livremente pelo leito do rio agora começa a ficar contida pela barragem e inicia a formação de um grande reservatório;
- Enormes turbinas são instaladas nas barragens com certo desnível, permitindo que a água que passa pela barragem caia com enorme força sobre as turbinas que são movimentas transformando a energia potencial em energia mecânica;
- A energia mecânica gerada nas turbinas é captada por um gerador de eletricidade que a transforma em energia elétrica;
- A última parte do processo é a transmissão da energia que ocorre por meio das redes de transmissão de alta tensão. Quando chega ao seu destino a energia é transformada em baixa tensão para as residências e comércios e em média tensão para as indústrias.
A grande maioria da energia gerada e consumida no Brasil é hidrelétrica, isto ocorre pelo enorme potencial hidrelétrico que o país tem. A abundância de rios e os longos percursos desses permitiram a construção de inúmeras usinas hidrelétricas por aqui. A grande vantagem da energia hidrelétrica é que ela limpa, ou seja, não é poluente o que contribui para o equilíbrio ambiental.
O Brasil tem diversos rios importantes e eles tem sido aproveitados para a geração de energia elétrica, como pode ser visto nos exemplos abaixo das hidrelétricas nos rios que compõe a bacia do Rio Paraná:
Rio Grande (MG e SP)
- Usina Hidroelétrica de Furnas - São José da Barra/MG
- Usina Hidrelétrica Mascarenhas de Moraes - Ibiraci/MG
- Usina Hidrelétrica Jaguara (divisa SP / MG) - Sacramento/MG
- Usina Hidrelétrica de Igarapava (divisa SP / MG) - Igarapava/SP
- Usina Hidrelétrica Marimbondo (divisa SP / MG) - Fronteira/MG
- Usina Hidrelétrica de Água Vermelha (divisa SP / MG) - Iturama/MG
Rio Paranaíba (MG - GO):
- Usina Hidrelétrica de Emborcação (divisa MG / GO) - Araguari/MG
- Usina Hidrelétrica Itumbiara (divisa MG / GO) - Araporã/MG
- Usina Hidrelétrica - Enel Green Power Cachoeira Dourada (divisa MG / GO) - Cachoeira Dourada/GO
- Usina Hidrelétrica São Simão (divisa MG / GO) - São Simão/GO
Rio Tietê (SP)
- Usina Hidrelétrica Barra Bonita - Barra Bonita/SP
- Usina Hidrelétrica Barriri - Boracéia/SP
- Usina Hidrelétrica da Aes Tietê - Tiete/SP
- AES Tietê Promissão - Ubarana/SP
- Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava - Buritama/SP
- Usina Hidrelétrica de Três Irmãos - Andradina/SP
Rio Paraná (SP, MS, PR):
- Usina Hidrelétrica Ilha Solteira - (divisa SP / MS) - Selvíria/MS
- Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias - (divisa SP / MS) - Três Lagoas/MS
- Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) - (divisa SP / MS) - Rosana/SP
- Usina Hidrelétrica de Itaipu - (divisa Brasil / Paraguai) - Foz do Iguaçu/PR
Energia Eólica
A energia eólica é talvez a bola da vez, isto é, ela está na moda, assim como a energia solar(ver abaixo). Esta energia é produzida usando a força dos ventos para movimentar enormes aero-geradores que são conectados a turbinas para a geração da energia elétrica. Assim coo outras energias, a eólica também é limpa e renovável o que a torna muito atraente para os dias atuais.
Para a sua produção são necessários a instalação dos aero-geradores em locais com abundância de ventos, tanto em volume como em regularidade, ou seja, não basta ter ventos fontes é preciso que eles sejam constantes. A velocidade dos ventos precisa ser superior a 3,6 m/s.
Assim como a energia hidrelétrica, o Brasil tem um grande potencial para a produção de energia eólica, visto que há regiões onde a presença dos ventos favorece a instalação de parques eólicos. Neste cenário destacam-se os estados do Rio Grande do Norte e Ceará, ambos na região nordeste do país. Atualmente temos diversos parques eólicos do Brasil, dentre podemos citar:
- Complexo eólico Alto Sertão I no estado da Bahia
- Parque eólico de Osório no Rio Grande do Sul
- Usina de Energia Eólica de Praia Formosa no Ceará
- Parque eólico Bom Jardim em Santa Catarina
- Parque Eólico de Gargaú no Rio de Janeiro
- Parque Eólico Fonte dos Ventos em Pernambuco
- Parque Eólico - Morro do Chapéu Sul na Bahia
- Dentre outros
Energia Nuclear
A energia nuclear se produz a partir de uma reação denominada fissão, a fissão segundo o Dicionário Priberan da Língua Portuguesa, é para a física nuclear a divisão de um núcleo de átomo pesado (urânio,plutônio, etc.) em dois ou vários fragmentos, determinada por um bombardeamento de neutrões, e que liberta uma enorme quantidade de energia e vários neutrões. =CISÃO. E é a partir da fissão do núcleo de um átomo que bombardeia uns contra os outros ocasionando o rompimento do núcleos e gerando grandes quantidades de energia.
As usinas nucleares, apesar de ser mais uma opção de gerar energia elétrica, também provocam acidentes graves no ecossistema, assim como ocorreu nas usinas de Three Miles Island, nos EUA, em 1979, e Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, pois a extração do núcleos dos átomos ocorre a liberação de dejetos radioativos que altera a genética, provoca o câncer, além de danificar de modo incalculável o meio ambiente.
Só no Brasil existem duas usinas nucleares em funcionamento, (Angra 1 e 2), no município de Angra dos Reis, RJ.
Energia Solar – Térmica e Fotovoltaica
O Sol é em si grande produtor de calor e potência, proporcionadas pela radiação eletromagnética que ele libera, assim o Sol através de processos distintos é responsável pela geração de dois tipos de energia elétrica, a energia térmica e a energia fotovoltaica, entendamos como funciona cada processo e como cada uma é utilizada.
A energia térmica é gerada a partir de coletores solares que ao captar a energia provinda do Sol transfere à água, utilizada geralmente em chuveiros elétricos, pois a água é totalmente aquecida quando recebe a energia térmica. Já a energia fotovoltaica, possui duas possíveis formas de ser coletadas, seja por lâminas ou por painéis conhecidos por painéis fotovoltaicos, tanto um como o outro são compostos de um material que possui capacidade de capturar a radiação liberada pelo sol e produzir energia elétrica. A energia fotovoltaica possui mais um fator interessante, ela poder ser utilizada diretamente ou então pode ser abrigada em baterias para ser utilizada quando não houver sol.
A grande vantagem da energia provinda do sol, térmica ou fotovoltaica, é que é uma energia limpa, isto é, não ocasiona a poluição, alem de dispensar a utilização da turbinas e geradores, no entanto, o custo para a realização desses processos ainda encontram-se elevados.
Geração de energia fotovoltaica em casa
Em 2012 a ANEEL que a Agência Nacional de Energia Elétrica regulamentou a geração de energia solar fotovoltaica em casa com a normativa 482 de 2012. Desde então é possível instalar painéis solares em casa e fazer a geração de energia elétrica para o uso em sua residência, o excedente que você não usar você pode colocar na rede elétrica e quando não estiver conseguindo gerar toda energia que precisa pode usar da rede elétrica. Isto ficou conhecido como troca de energia com a rede elétrica ou sistema de compensação de créditos de energia.
Muitas pessoas já instalaram em casa os chamados kit fotovoltaico que é um sistema composto pelos painéis solares, o inversor de energia já que os painéis solares geram energia em corrente contínua e para usar na rede elétrica é necessário alternar para corrente alternada, dentre outros itens necessários para a composição de todo o sistema.
Energia termelétrica
Conhecida também por calorífica, esta energia é resultante da combustão de materiais de fontes não renováveis, por exemplo, carvão, petróleo e gás natural, e também outros de fontes renováveis como a lenha, o bagaço de cana, etc. A energia termelétrica pode ser utilizada tanto como energia mecânica como também por eletricidade.
Depois de conhecer os tipos de energia elétrica que temos como opção, nos dê sua opinião sobre qual delas poderia ser muito útil a nós e não causaria tantos danos ao meio ambiente.
Fontes:
https://www.idec.org.br/biblioteca/mcs_energia.pdf
- Adverbio de intensidade e interrogativo
- Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Tira-dúvidas
- Colégio Marista Paranaense, Rosário, Santa Maria e outros
- Curso de Tecnologia em Agroindústria. Faculdades e mercado de trabalho
- Diferenças entre República e Monarquia
- O que é ditongo nasal ou oral, crescente e decrescente
- Ateneu Santista, Londrina, Messejana e colégios em mais cidades
- Faculdade de Fonoaudiologia. Onde estudar, o que se estuda e outros
- Faculdade de Pedagogia e Serviço Social a Distância
- Faculdade e Curso Superior de Zootecnia, onde encontrar
- Gêneros literários: Lírico e narrativo, Dramático e não literários
- Ilhas de calor e ilha tropical
- Movimentos sociais rurais ou no campo
- Porque Adolf Hitler odiava os judeus, como chegou ao poder e como morreu
- Pronomes tratamentos para prefeito, juiz, delegado e vereador
- Quais as funções do Presidente da República do Brasil
- Significado de liberalismo clássico e moderno
- Supletivo em Brasília/DF. Escolas Públicas e Particulares com EJA
- Supletivo em Jacarei, Taubaté e Pindamonhangaba. Escolas com EJA
- Supletivo em Porto Velho/RO. Escolas com Educação de Jovens e Adultos