Tipos de biocombustíveis: biodiesel, etanol, biogás e outros

Veja os tipos de combustíveis como os sólidos, minerais, gasosos e outros. Veja ainda o que é biocombustível e os principais tipos como biodiesel, etanol, biogás e outros.

» Página Inicial

Biocombustível ou agrocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil e geralmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. Vale citar que os Biocombustíveis são as fontes de energia renováveis, que são derivados de matérias agrícolas como as plantas oleaginosas, cana de açúcar, biomassa florestal, além de outras matérias orgânicas.

Tipos de biocombustível

Bioetanol: etanol produzido a partir de biomassa ou da fração biodegradável de resíduos para o devido uso como biocombustível.

O açúcar da cana é transformado em etanol

A produção do etanol se inicia pela moagem da cana-de -açúcar para a obtenção da garapa(caldo de cana), que é filtrada para que sejam eliminados os restos vegetais (cascas,folhas), que recebem o nome de bagaço. Em seguida,o caldo é deixado em repouso para que as impurezas sólidas menores se depositem no fundo do tanque e possam ser separadas pelo processo conhecido como decantação.

Em seguida, a garapa passa por uma transformação química:a fermentação alcoólica,que gera etanol a partir do açúcar presente no caldo de cana(em cada litro de garapa há vcerca de 160g de açúcar). Nessa etapa, ocorre a atuação de uma população microbiana constituída principalmente de leveduras,como as da espécie Saccharomyces cerevisiae, presentes na garapa. Para acelerar o processo,pode se adicionar fermento de panificação(também chamado fermento biológico, que contém as leveduras que metabolizam os açúcares presentes no caldo de cana.

Terminada a fermentação,obtém-se um líquido constituído de vários componentes em que predominam a água e o etanol.

Biodiesel: éster metílico e/ou etílico, que é produzido a partir de óleos vegetais ou animais.

Biogás: gás combustível produzido a partir de biomassa e/ou da fração biodegradável de resíduos, e pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para o uso como biocombustível ou gás de madeira.

Biometanol: metanol produzido a partir de biomassa para uso como biocombustível.

Bioéter dimetílico: éter dimetílico produzido a partir de biomassa.

Tipos de combustível

principais combustíveis como a gasolina, o Diesel, Etanol, carvão, Querosene, Metanol, Biodiesel, gás natural e Hidrogênio.

Combustível é qualquer substância que reage com o oxigênio e libera energia na forma de chamas, calor e gases.

Combustível sólido - Podemos citar entre os combustíveis sólidos a madeira, o carvão e a turfa. A madeira e a turfa são usadas principalmente para a calefação  industrial e doméstica. Já o carvão é queimado em caldeiras para esquentar água, que pode se vaporizar para dessa forma mover as máquinas a vapor, ou ainda diretamente para produzir calor utilizável, como a calefação.

Combustível líquido - Podemos encontrar os de origem vegetal ou animal, como o álcool e os óleos vegetais de rícino e gorduras.

Combustível mineral - São considerados fósseis, e derivados do petróleo, como por exemplo, o óleo diesel, o querosene, além da gasolina.

Combustível gasoso - Se insere nesse tipo o o gás natural ou os GLP, que estão representados pelo Propano e o Butano. Vale citar que as gasolinas e até mesmo os gases são usados para os motores de combustão interna.

Combustível humano - Em geral, no corpo dos animais, o combustível principal se constitui de carboidratos, lipídios e às vezes, as proteínas, que fornecem a energia para os músculos, para os processos de renovação e regeneração celular, além do crescimento.

Combustível fóssil - São as misturas de compostos orgânicos que se extraem do subsolo com a função de produzir energia por combustão. Saiba que a origem desses compostos são os seres vivos que morreram há milhões de anos. Define-se como combustíveis fósseis o carvão, o petróleo, além do gás natural, procedente de outros organismos.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%ADvel

https://pt.wikipedia.org/wiki/Biocombust%C3%ADvel

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega


Veja também: