Tipos de Agriculturas e Sistemas Produtivos

Conheça os tipos de agricultura, como arcaica e moderna e os sistemas produtivos como intensivo, extensivo e plantation. Leia o artigo.

» Página Inicial

A agricultura é o nome dado ao conjunto de práticas e técnicas  utilizadas para  obter o melhor rendimento possível no cultivo das plantas úteis a humanidade.

Não existe um consenso entre os historiadores seculares então admite-se que a agricultura surgiu  aproximadamente entre 6  e 12 mil  anos atrás, quando os homens perceberam que ao lançar sementes ao solo, mais tarde eles poderiam obter novamente seu alimento. A descoberta dessa relação fundamental entre o ato de semear e a colheita deu origem ao principio da agricultura.

Mas na verdade a o surgimento da agricultura ocorreu imediatamente após a criação do homem. Veja a citação de Gênesis 2.15:

Então o SENHOR Deus pôs o homem no jardim do Éden, para cuidar dele e nele fazer plantações. NTLH.

Ou seja, a agricultura está diretamente ligada ao homem e desde o primeiro homem (Adão) até os dias de hoje ela é a base da subsistência humana no fornecimento de alimentos dos mais variados tipos.

plantação de tripo agricultura

Durante milênios o processo de cultivo permaneceu de forma rudimentar até que em meados do século 19, a agricultura moderna surgiu como fruto da crescente demanda por alimentos da sociedade moderna, e teve seu grande impulso graças a Liebig e a descoberta dos fertilizantes químicos.

Atualmente podemos classificar a agricultura em diferentes modalidades de acordo com os métodos e técnicas utilizadas em todo o processo que vai do cultivo, até a colheita e distribuição do alimento ou produto vegetal produzido. A seguir alguns exemplos:

Agricultura arcaica

Este tipo de agricultura foi utilizada desde o período dos Astecas e dos Maias. Não usavam instrumento nenhum para seu resultado final. É bem possível que se não tivesse hoje em dia os maquinários modernos e tecnológicos de hoje, estaríamos hoje produzindo com equipamentos bem arcáicos.

Geralmente de subsistência, utiliza a força humana ou animal para lavrar e cultivar o solo com ferramentas simples como foice, enxada e arado rudimentar. Na agricultura arcaica não se utiliza fertilizantes ou produtos químicos modernos, por isso colhe-se em menor quantidade. Este método de produção esta em declínio com o passar dos anos, mas ainda é utilizado em áreas remotas do globo.

É chamada também de agricultura de subsistência, tradicional ou familiar que pratica a policultura(cultivo de vários produtos numa região determinada). Geralmente neste tipo de agricultura é a família que trabalha e produz na terra.Exemplos clássicos de policultura é o arroz, milho, feijão e batata em geral.

Agricultura moderna

Pode ser de subsistência ou não.  Nesta modalidade de produção utiliza-se maquinário agrícola moderno tais como: Tratores, máquinas colhedoras, etc.  Também se utiliza técnicas e produtos químicos modernos, como fertilizantes, inseticidas, fungicidas entre outros.

Portanto, para se ter êxito neste tipo de agricultura é necessário um sucesso no uso de todo o processo de industrialização do mesmo(maquinário, tecnologia e apoio a nível governamental).

Também chamada de agricultura comercial é usada em grandes propriedades e utiliza técnicos agrícolas e engenheiros. Um único tipo de produto é plantado neste sistema.Este sistema é chamado de monocultura, um único produto agrícola cultivado.

Sistemas produtivos

plantação moderna agricultura

Na agricultura podemos encontrar dezenas de sistemas produtivos que variam de região para região e de acordo com as normas, leis, e modos de pensar dos povos que praticam a agricultura. Em nosso país podemos citar os seguintes sistemas produtivos:

Extensivo

Praticado em grandes ou pequenas áreas, em geral com mão de obra pouco especializada, utilizando técnicas ultrapassadas, pouco adubo, e pequena presença de maquinário (Roça). Este sistema possui baixo rendimento e em geral, após alguns anos de plantio, as terras são abandonadas devido ao empobrecimento do solo, que se encontra enfraquecido devido ao mau uso da terra.

É um tipo de sistema mais utilizado e possui como características  o desmatamento da terra tendo como resultado pequeno rendimento final.Usa terra abundante porém com enfraquecimento dos solos. A roça é utilizada neste sistema todavia usando as técnicas rudimentares provoca um enfraquecimento da terra e o seu baixo rendimento.

Intensivo

Praticado normalmente em grandes áreas utilizando técnicas modernas como rotação de cultura, tratamento de sementes entre outros. No sistema intensivo é fundamental o uso de maquinário agrícola moderno e a maior parte da Mão de obra é qualificada e especializada. Este sistema produtivo possui alto rendimento.

Este sistema é encontrado no Sul e Sudeste  do país.Tem como características principais:uso contínuo do solo,uso de fertilizantes, mecanização, terra escassa, mão-de-obra abundante e qualificada.

Plantation

É um Sistema bastante antigo da época do império e do Brasil colônia, mas que se aperfeiçoou com o tempo e atualmente se utiliza de maquinários e técnicas modernas, no entanto, trabalha com mão de obra barata e pouco qualificada. A característica mais marcante deste sistema é o predomínio da monocultura: como o  cultivo da cana de açúcar, o café e o algodão.

Esta situação gerou o seguinte vício: os produtos produzidos eram remetidos para a Europa em troca de outros artigos  e assim utilizava-se para a compra de escravos africanos.

Pode-se dizer que o plantation possui características marcantes: exportação para a metrópole, utilização de trabalho escravo, monocultura .

Fontes:

https://trevisan.ind.br/blog/tipos-de-agricultura/40

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-latifundio.htm

https://www.colegioweb.com.br/5-ano/os-tipos-de-agricultura.html

https://www.colegioweb.com.br/agricultura/sistemas-agricolas-de-producao.html

agriculturagps.wordpress.com/2012/07/19/agricultura-arcaica

agrocomunica.com/agricultura-moderna

www.todamateria.com.br/sistema-plantation/

Por Redação e Telmo Falk


Veja também: