Diferença entre etanol, metanol e gasolina. Álcool e gasolina

O que é a gasolina e quais as diferenças entre o álcool etílico, conhecido com etanol e álcool metílico, conhecido como metanol. Veja as definições e diferenças. Qual combustível é mais vantajoso: álcool (etanol) ou gasolina?

» Página Inicial

Se falamos sobre tipos de combustíveis, usualmente pode surgir a dúvida  sobre a terminologia utilizada e quais podem ser as diferenças entre termos como o Etanol, Metanol e Gasolina. Depois da descoberta do álcool como combustível, aumentaram as especulações sobre a diferença entre cada um deles. O etanol (álcool), o metanol e a gasolina são os principais combustíveis que fazem os automóveis e as motocicletas funcionarem. As qualidades desses componentes podem depender do seu composto.

Veja aqui quais são as diferenças entre esses três tipos de combustíveis e entenda mais sobre eles nessa breve leitura.

Etanol

O Etanol é um biocombustível muito usado em veículos. Ele é alcançado através do cultivo de plantas como o milho e a beterraba. Elaborado através da fermentação de amido e de outros açúcares, principalmente da cana-de-açúcar, o etanol é também chamado de álcool etílico. Ele é altamente inflamável, usado em automóveis. O etanol surge como uma alternativa limpa para a redução do petróleo.

O etanol se conhece basicamente como álcool. Ele é o álcool mais comum e está presente no composto de varias outras coisas como produtos de limpeza e outros. Ele é o tipo de álcool chamado etílico. A sua formula é: C2H5OH. Ele é um dos combustíveis mais baratos usados em certos veículos.

Podemos salientar, que uma das desvantagens do uso do etanol é a disposição de grandes territórios de terra para o plantio, assim destruindo e causando o desmatamento de inúmeras florestas. Outro ponto a acrescentar, é o uso intenso de fertilizantes e pesticidas na lavoura da cana criando assim um grande veneno para o ser humano.

Metanol

O Metanol é uma das principais misturas do grupo orgânico dos Álcoois. Ele é bastante venenoso e corrosivo, e quando absorvido pode causar cegueira e até a morte. Ele é usado na formação de formaldeído, como solvente de vernizes e tintas, em perfumaria, na produção de biodiesel,medicações e como combustível de motores à explosão. Atualmente  existe dois processos na produção de metanol: a) Por meio do gás de água(pela reação do carvão de coque) e b) Por meio da oxidação do gás metano(processo petroquímico).

O metanol também é um álcool, porém com outra formula. Basicamente o metanol é um álcool de tipo metílico. Ele não é tão normal como o anterior, o etanol. Geralmente se usa para combustão de automóveis, porém não pode ser usado em produtos e em bebidas, é tóxico e pode causar problemas no fígado. Sua formula é: CH3OH.

Conforme citado acima, o uso de metanol polui o meio ambiente. Sua chama é limpa e clara em caso de incêndio, dificultando assim o fogo.O contato frequente com o produto cria irritação nos olhos, vômito, náusea e em alguns casos até câncer.

Gasolina

A gasolina é uma combinação de hidrocarbonetos líquidos, inflamáveis e voláteis obtidos depois da destilação do petróleo crú. É usado como combustível nos motores de explosão interna com ignição à faísca. É alcançada a partir do petróleo em um recinto denominado  refinaria.

A gasolina não é uma substancia totalmente pura, já que se obtém a partir de misturas para gerar o produto final. Ela é destilada do petróleo. Existem diversos componentes na gasolina, alguns mais leves e outros mais pesados, mas com o tempo os mais leves se evaporam. Por isso há o costume de dizer que a gasolina “estragou”. Esse é um dos problemas que pode ser causado no motor, mais conhecido como “batida de pino”.  A gasolina consumida nos veículos também tem no seu composto certa quantia de álcool etílico, apenas uma pequena porcentagem.

Se as suas correspondentes descrições acima não são suficientemente claras para determinar suas diferenças principais, podemos concluir que em quanto o etanol pode ser utilizado com diversos fins, devido a sua composição química, por exemplo, em bebidas (exemplo: cachaça), o metanol pode ser altamente tóxico se for mal utilizado, permitindo ser utilizado em combustíveis unicamente. Pode se dizer também que o metanol surge a partir do etanol. O metanol pode se formar a partir de uma sujeira no alambique ou pela presença de certos tipos de fungos unicelulares que fazem com que no lugar de produzir etanol se produza o perigoso metanol.

Algumas das desvantagens do uso da gasolina são: emissão de gases poluentes aumentando assim o efeito estufa  e o armazenamento errado do produto que pode levar a problemas de saúde e também ao meio ambiente.

Qual combustível é mais vantajoso: álcool (etanol) ou gasolina?

Por falar em combustível, é importante saber qual dos tipos rende mais no carro, se é o etanol ou a gasolina, já que o preço deles pode ser bem diferente em um posto de abastecimento.

Para saber com toda certeza qual dos dois combustíveis compensa mais na hora de abastecer, é preciso fazer um cálculo rápido e descobrir o que fazer.

- Basta dividir o valor do litro de etanol pelo da gasolina. Se o resultado for menor ou igual a 0,70 (entende-se que seja 70%), então o etanol (álcool) será mais vantajoso no momento do que a gasolina.

- Mas, se o resultado for maior que 0,70, então a gasolina será mais vantajosa para abastecer no momento.

Dicas importantes sobre os combustíveis

Quem mora em cidades grandes, sabe que precisa percorrer longos caminhos para trabalhar, passear ou ir em supermercados, farmácias e etc.

Por isso, é tão importante fazer a comparação entre o preço dos combustíveis para promover tanto a economia para o bolso, como para o meio ambiente.

Os veículos de hoje são mais modernos, e por isso aceitam os dois tipos de combustível no carro (gasolina e álcool). Existem outros que além de serem compatíveis com esses combustíveis, são também elétricos, ou seja, de carga recarregável em postos específicos.

Sabemos que um dos principais poluentes da atmosfera são os combustíveis fósseis, e por isso as fabricantes de veículos vêm criando novas tecnologias que não sejam poluentes, sendo também econômicas para o bolso.

Essas tecnologias são essenciais para pessoas que possuem empresa de transportes, já que poderão economizar não só em abastecimento de combustível, como também em manutenção dos veículos.

FONTES:

brasilescola.uol.com.br/geografia/etanol.htm

mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/metanol.htm

queconceito.com.br/gasolina

www.pensamentoverde.com.br/economia-verde/vantagens-desvantagens-etanol/

brasilescola.uol.com.br/geografia/metanol.htm

brasilescola.uol.com.br/geografia/combustiveis-fosseis.htm

https://frotas.unidas.com.br/blog/gasolina-ou-etanol

Por Redação, Telmo Falk e G Produções Editoriais


Veja também: