Diferença entre aquecimento global, efeito estufa e mudanças climáticas
O que a elevação da temperatura média dos oceanos, a radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre e mudança climática ou variação do clima tem em comum?
Entender os fenômenos do ambiente é muito importante, já que dessa forma podemos ajudar para a melhoria do espaço em que vivemos, sem prejudicar ou afetar o local. Compreenda neste artigo a diferença entre aquecimento global, efeito estufa e mudanças climáticas.
Aquecimento global
O aquecimento global é a elevação da temperatura média dos oceanos e do ar próximo à superfície da Terra que acontece desde os meados do século XX e que deverá seguir no século XXI. De acordo com o Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (2007), a temperatura na superfície terrestre aumentou 0,74 ± 0,18 °C no decorrer do século XX.
Grande parte do aumento da temperatura, que foi notado desde meados do século XX, foi ocasionada por crescentes concentrações de gases do efeito estufa, como resultado das práticas humanas, como por exemplo, a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.
Saiba que por causa dos diversos efeitos potenciais sobre a saúde humana, o meio ambiente e a economia, o aquecimento global tem sido pauta de enorme preocupação de diversas organizações. Vale citar que fundamentais mudanças ambientais têm sido notadas e foram associadas ao aquecimento global.
A evidência científica para o aquecimento do sistema climático é inequívoca.
O clima da Terra mudou ao longo da história. A maioria dessas mudanças climáticas é atribuída a variações muito pequenas na órbita da Terra que alteram a quantidade de energia solar que nosso planeta recebe.A tendência de aquecimento atual é de particular importância porque a maior parte é extremamente provável (mais de 95 por cento de probabilidade) para ser o resultado da atividade humana.
Satélites em órbita da Terra e outros avanços tecnológicos permitiram aos cientistas ver o panorama geral, coletando muitos tipos diferentes de informações sobre o nosso planeta e seu clima em escala global. Este conjunto de dados, coletados ao longo de muitos anos, revela os sinais de um clima em mudança.
A natureza de retenção de calor do dióxido de carbono e outros gases foi demonstrada em meados do século XIX. Sua capacidade de afetar a transferência de energia infravermelha através da atmosfera é a base científica de muitos instrumentos usados pela NASA. Não há dúvida de que o aumento dos níveis de gases de efeito estufa deve fazer com que a Terra aqueça em resposta.
Efeito estufa
O efeito estufa é um processo que acontece quando parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por certos gases que estão presentes na atmosfera. Como consequência, temos calor retido, que não é liberado para o espaço. Vale citar que o efeito estufa dentro de uma certa faixa é de extrema importância, já que sem ele, a vida como a de fato conhecemos não seria possível. O efeito serve para manter o nosso planeta aquecido, e dessa forma, garantir a manutenção da vida. Ressaltando que o que pode ser uma catástrofe é o possível agravamento do efeito estufa, que pode dessa maneira desestabilizar o equilíbrio energético no planeta, e assim originar um fenômeno popular como aquecimento global.
Mudanças climáticas
Referimos a mudança climática à variação do clima em escala global ou ainda dos climas regionais da Terra no decorrer do tempo. Saiba que estas variações são associadas a alterações da temperatura, nebulosidade, precipitação, além de vários outros fenômenos climáticos relacionados às médias históricas. Estas variações podem mudar as características climáticas de tal forma que pode mudar a sua classificação didática. Os tipos de classificação para as áreas climáticas são as seguintes: Classificação do clima de Thornthwaite, Classificação do clima de Köppen,e Classificação do clima de Martonne.
Os efeitos da mudança climática
A mudança climática global já teve efeitos observáveis no meio ambiente. As geleiras encolheram, o gelo nos rios e lagos está se desfazendo mais cedo, as áreas de plantas e animais mudaram e as árvores estão florescendo mais cedo.
Os efeitos que os cientistas previram no passado resultariam da mudança climática global que está ocorrendo agora: perda de gelo marinho, aumento acelerado do nível do mar e ondas de calor mais longas e mais intensas.
Principais fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global
https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mudan%C3%A7a_do_clima
Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega
- Curso Superior de Engenharia Metalúrgica. Conheça esta faculdade
- Curso Superior de Jornalismo. Melhores faculdades e profissão
- Deputado Federal. O que é, qual sua função e eleição
- Qual a diferença de porque, porquê, por que e por quê?
- Diferenças entre República e Monarquia
- Faculdade de Engenharia Elétrica. Vídeo da UNESP, profissão e outros
- Faculdade de Física - Bacharelado e Licenciatura. Onde encontrar
- Faculdade e Curso Superior de Engenharia Aeroespacial. Conheça
- Gêneros literários: Lírico e narrativo, Dramático e não literários
- Impeachment no Brasil. O caso Fernando Collor e Dilma Rousseff
- Independência do Brasil, dia do Fico e processo da independência
- Museu da língua portuguesa. Localização, valor da entrada e mais
- Placas de Trânsito no Brasil: Advertência, indicação, entre outros.
- Ponto de interrogação e exclamação, vírgula, ponto-e-vírgula e dois pontos
- Problemas matemáticos do 5° ano. Somar ou diminuir, dividir ou multiplicar
- Pronomes Interrogativos: quem, qual, quantos e outros exemplos
- Tipos de acentos na Língua Portuguesa: Acento agudo, til, crase, etc
- Tipos de números naturais, inteiros e primos, racionais e reais
- Tipos de relevo e erosão: planície, planalto e as erosões
- Trabalho escravo no Brasil e trabalho infantil