Contaminação da água: Causas e consequências
Conheça as formas de contaminação da água, as causas e conseqüências. Veja as classificações das substancias poluente biodegradáveis e persistentes
A contaminação da água é um problema presente em muitos lugares. Devido ao aumento da escassez da água por esta estar contaminada e portanto sem possibilidades de consumo.
Os principais consumidores de água são:
- Os comerciantes
- As indústrias e
- Consumos domésticos.
Então, com a necessidade de abastecer determinados locais onde a contaminação se encontra mais elevada, a solução foi pesquisar as causas de tanta poluição e quais são as consequências derivadas dela e os modos de combatê-la.
Causas da contaminação
Falta de tratamento de esgoto é uma das principais causas de contaminação da água.
Em geral nos países em desenvolvimento, o que mais gera contaminação é a falta de tratamento dos esgotos domésticos, agrícolas e industriais, incluindo os agrotóxicos, o que culmina na contaminação da água potável disponível.
Outro fator que causa a contaminação é o contato da água com produtos químicos tóxicos. Existe também a contaminação gerada pela presença de micro organismos patogênicos. devido ao tratamento de esgoto não serem adequados.
Classificação dos poluentes
Os produtos e substancias poluentes podem ser classificadas de duas maneiras, Biodegradáveis e Persistentes, sendo que a primeira contêm substancia que em determinado tempo ela se decompõe, por exemplo, inseticidas, detergentes, fertilizantes, petróleo, etc; e a segunda, as substancias presentes em sua composição permanecem por um prazo indeterminado. No Brasil, 47,8% dos municípios não têm esgoto, o que afeta diretamente a qualidade das águas de rios, mares e lagoas das cidades brasileiras (segundo relatório do IBGE, 2000).
A poluição de rios e lagos por esgotos domésticos, indústrias, agrotóxicos e outros poluientes
Consequências da água contaminada
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das doenças que ocorrem nos países em desenvolvimento são ocasionados pela contaminação da água, e que a cada ano, 15 milhões de crianças de zero a cinco anos de idade morrem direta ou indiretamente pela falta ou deficiência dos sistemas de abastecimento de águas e esgotos. Ainda hoje, no Brasil, 55,5% da população não é atendida por rede de esgoto, sendo 48,9% da área urbana e 84,2% da área rural (segundo relatório IBGE, 2000).
No Brasil, 47,8% dos municípios não têm esgoto, o que afeta diretamente a qualidade das águas de rios, mares e lagoas das cidades brasileiras (segundo relatório do IBGE, 2000).
Esse grande número de águas contaminadas ocasionam graves problemas de saúde, como já mencionado, doenças como, por exemplo, as causadas por bactérias, vírus, vermes e protozoários como amebíase, febre tifóide, giardíase, hepatite tipo C e outras.
Para o Sistema de Controle Ambiental, poluir é lançar substâncias em quantidade acima da capacidade de autodepuração ou dispersão do meio, ou de qualidade que não possa ser absorvida pela natureza.
Tipos de contaminação da água
Poluição sedimentar
Conforme UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), em publicação online¹ a poluição sedimentar da água "Ocorre quando há o acúmulo de partículas em suspensão, tais como do solo e de produtos insolúveis inorgânicos e orgânicos"
A poluição sedimentar se caracteriza pela concentração de lixo, lama, ou detrimentos em geral que se acumulam na água e impedem a entrada de luz na água impedido a sobrevivência de animais e plantas aquáticos. É atualmente o maior poluente das águas conforme apresentação no site da UFSM.
Uma das maneiras de evitar a poluição sedimentar que está ao nosso alcance é não lançar objetos domésticos e lixo na água..
Poluição biológica
A poluição biológica se deve principalmente ao lançamento de esgoto nos rios, lagos e mares. Com o acúmulo de dejetos ocorrem o aumento de micro organismos, como bactérias, vírus e protozoários. Como consequência há o aumento da disseminação de doenças como febre tifoide, cólera, leptospirose, hepatites entre outros; para evitar estas doenças é necessário consumir água tratada.
Poluição térmica
As usinas nucleares e algumas indústrias utilizam a água como forma de refrigerar as turbinas e caldeirões. Ocorre que o lançamento desta água aquecida no meio ambiente, mares ou lagos por exemplo, gera uma mudança no ecossistema pré existente no local, como morte de animais e plantas aquáticos.
Poluição química
Ocorre quando na água estão presentes produtos químicos indesejados que a tornam impróprias para o consumo e inoportuno para a vida marinha. Segundo material da UFSM, "Entre os principais poluentes químicos estão os fertilizantes agrícolas, [...] Outros poluentes são compostos sintéticos, como plásticos, herbicidas, inseticidas, tintas, detergentes, solventes, remédios e aditivos alimentares. Há também os derramamentos de petróleo por acidentes de navios." Tais problemas de poluição da água são nocivos para a vida como um todo, gerando doenças, impactos negativos em ecossistemas importantes e muitos problemas associados, como por exemplo disseminação de doenças e morte de planas e animais presentes que vivem na água.
DOENÇAS CAUSADAS POR ÁGUA CONTAMINADA
- Amebíase
- Esquistossomose
- Ascaridíase
- Giardíase
- Hepatite Viral tipo A e Poliomielite
- Meningoencefalite
- Cólera
- Leptospirose
- Febre Tifóide
- Gastroenterites
- Desinteria Bacilar
- Hepatite A
Como evitar a contaminação da água
Vários critérios são adotados para tratar a qualidade da água, efetuados por empresas e órgãos que cuidam desse departamento nas grandes e pequenas cidades:
- Potencial hidrogeniônico da água – Ph
- Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO5,20
- Coliformes termotolerantes
- Temperatura
- Oxigênio dissolvido
- Nitrogênio
- Resíduos
- Fósforo
- Turbidez da água
Primeiramente, as regiões urbanas e rurais devem contar com o saneamento básico, que é o processo de distribuição da água e da coleta do esgoto, evitando que fique a céu aberto, gerando assim doenças e a proliferação de pragas.
Além disso, a população também pode contribuir para que a limpeza, higiene e a destinação correta do lixo seja feita diariamente.
- É importante separar o lixo: o seco, o úmido, metal, plástico e etc;
- Educação ambiental e o uso consciente da água;
- Fábricas e indústrias cuidarem corretamente do lixo produzido todos os dias, principalmente os processos que demandam o uso da água;
- Cada cidade, município ou Estado deve promover o aterro sanitário, bem como a impermeabilização do solo para que os lençóis freáticos não sejam contaminados;
- Trocar o uso de sacolas e objetos de plástico por aqueles biodegradáveis;
- Não descartar óleo de cozinha nos ralos da pia ou do banheiro, pois pode contaminar diretamente as águas de lagos e rios, formando uma película que impede a luz do sol de entrar, matando peixes e plantas aquáticas. O ideal é juntar o óleo usado e entregá-lo a uma cooperativa especializada para que seja reciclado.
- Deve-se optar por utilizar produtos de limpeza que sejam biodegradáveis e não afetem o meio ambiente.
- É importante ter uma consciência de reciclar todos os objetos ao nosso redor, evitando assim o consumismo, a produção de lixo e resíduos urbanos.
- Escolas, empresas, instituições públicas e ONGs devem promover constantemente a conscientização das pessoas sobre o meio ambiente, adotando políticas de reciclagem e reconhecimento de mérito entre os cidadãos, principalmente entre as crianças e jovens, para que cresçam com hábitos saudáveis.
A conscientização do cuidado com a água e das reservas naturais devem partir de cada cidadão, ou seja, é muito mais do que esperar apenas que o Governo ou os órgãos públicos façam alguma coisa.
A água é um dos recursos mais importantes para vivermos na terra. Sem ela, tudo morre e se torna um ambiente inabitável. A saúde das pessoas e dos animais depende disso, cada um cuidando do seu próprio espaço.
Fontes úteis:
¹ https://w3.ufsm.br/zootecnia/images/aula_4_polui%C3%A7%C3%A3o_das_%C3%A1guas_ok.pdf
https://diretoriodeartigos.net/amebiase/
https://prezi.com/jnxopkvuypnt/poluicao-sedimentar/
https://www.thalamus.org.br/zeko/dpv/agua_6.html
https://www.ecycle.com.br/2945-poluicao-da-agua.html
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/diferenca-entre-agua-poluida-agua-contaminada.htm
Por Redação, Samara Gisch Ferreira e G Produções Editoriais
- Curso Superior de Logística. Onde estudar, o que se estuda e mais
- Diferença entre ecologia e meio ambiente, bioma e ecossistema
- Diferença entre Thanks e Thank You, Thing e Stuff
- Importância do livro e de ler bons livros
- Numeral multiplicativo, adjetivo e número do substantivo
- Números ordinais em inglês de 1 a 100 - ordinal numbers
- O que são investimentos financeiros e os tipos de investimentos
- Os 5 oceanos da terra e oceano que banha o Brasil
- Os diferentes meio de transportes e a importância do transporte público
- Qual curso superior é mais difícil e mais fácil de fazer?
- Química orgânica e inorgânica, analítica e bioquímica
- Substantivo aumentativo e diminutivo
- Supletivo em São Luís/MA em Escolas da Rede Públicas e Privada
- Tipos e classificação dos advérbios
- Tipos de clima: Tropical e subtropical, polar, temperado e semiárido
- Tipos de física: Clássica e quântica, moderna e nuclear
- Tipos de força: Dinâmica e estática, aeróbica e explosiva
- Tipos de frases: Interrogativas e imperativas, exclamativas e optativas
- Tipos de minerais: Renováveis, metálicos e não metálicos
- Verbos regulares e irregulares em português